3 de maio entrou para a História como o Dia do Parlamento. Foi nessa data, em 1823, que o Brasil começou a viver a sua primeira experiência parlamentar com a instalação da Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império, no Rio de Janeiro.
Apesar de ter sido dissolvida por Dom Pedro poucos meses depois, sem poder concluir seus trabalhos, esta Assembleia é reconhecida por historiadores como o início do Poder Legislativo no País, pois foi a primeira vez que deputados eleitos foram reunidos para elaborar uma Constituição para o povo brasileiro.
A partir dessa data histórica, é possível abordar conteúdos fundamentais à formação política dos estudantes, como Parlamento, Assembleia Constituinte e Constituição. Também é possível promover reflexões sobre a função do texto constitucional e sua relação com o contexto político em que é elaborado. Como era a política brasileira daquela época e como é hoje? Como os constituintes de 1823 imaginaram a sua Carta Magna e como é a que está vigente?
A dissolução da Assembleia Constituinte pelo Imperador, por si só, pode suscitar uma discussão interessante sobre o papel do Parlamento de resistência ao autoritarismo e de promoção da democracia.
Competências da BNCC
Este plano de aula atende às seguintes Competências Específicas de História para o Ensino Fundamental:
- Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.
- Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
Público-alvo: Estudantes do 8º ano do ensino fundamental.
Disciplinas trabalhadas: Ciências Humanas – História.
Objetivos:
- Conhecer a história do Parlamento no Brasil – o que é, a qual Poder pertence, qual o seu papel, quem são seus membros.
- Conhecer a história da primeira Assembleia Constituinte do Brasil – quem eram seus integrantes, em que contexto foi criada, por que durou tão pouco e, ainda assim, é considerada um marco.
- Entender a relação entre Assembleia Constituinte e Constituição.
- Conhecer a história das Assembleias Constituintes e Constituições brasileiras.
Atividades propostas
Propomos três aulas de 50 minutos, cada uma.
Aula 1 – Roda de conversa – Parlamento
Pergunte aos estudantes o que sabem sobre o Parlamento. O que é o Parlamento no Brasil? Que função tem? De que poder faz parte? Quem são seus membros? Deixe que falem livremente e anote as principais ideias no quadro.
Em seguida, apresente a eles as definições a seguir:
De acordo com o glossário do site do Congresso Nacional, Parlamento é a Câmara ou conjunto de câmaras constituídos por representantes eleitos para exercerem o Poder Legislativo (federal, estadual, distrital ou municipal).
No Brasil, o Parlamento federal é o Congresso Nacional, constituído pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
No Parlamento, representantes escolhidos pelo povo brasileiro (deputados federais e senadores) propõem projetos de lei, votam e aprovam leis. Economia, agricultura, ciência, indústria, educação, saúde, meio ambiente: esses temas fazem parte da pauta dos parlamentares.
Junto com a turma, compare essas informações do glossário com as anotações do quadro. Em seguida, peça para que construam uma definição de Parlamento a partir do que aprenderam.
Se quiser se aprofundar sobre a História do Parlamento:
- Desde a primeira Legislatura…: http://plenarinho.leg.br/index.php/2017/01/desde-a-primeira-legislatura/
- A História do Brasil e do Poder Legislativo: http://plenarinho.leg.br/index.php/2018/05/a-historia-da-camara/
Aula 2 – A Assembleia Geral, Constituinte e Legislativa do Império do Brasil
Divida a turma em grupos. Depois de ler o texto A Assembleia Constituinte de 1823, cada grupo deve responder às seguintes questões:
- Por que o Brasil, naquele momento, precisava de novas leis? O que havia antes?
- Por que foram convocados representantes de todas as províncias?
- Para que serviria a nova Constituição?
- Por que o imperador dissolveu a Assembleia que ele próprio havia convocado?
A seguir, escolha um dos grupos para ler como respondeu à primeira questão e peça aos demais que comentem se concordam, discordam ou gostariam de complementar a resposta. Repita o procedimento para as demais questões.
Aula 3 – Assembleias Constituintes e Constituições
Pergunte aos estudantes se eles lembram, a partir da leitura da aula anterior, qual a relação entre Assembleia Constituinte e Constituição. Em seguida, pedir que leiam o texto Assembleia Nacional Constituinte.
Ao final, pergunte quantas constituições o Brasil já teve, qual foi a última delas e o que ela tinha de diferente sobre crianças e adolescentes.
Para ir além:
Este ano, além dos 200 anos da Assembleia Constituinte de 1823, comemoramos os 35 anos da Constituição Cidadã. Que tal aproveitar e já encaminhar essas aulas com uma pesquisa para casa sobre a nossa Lei Maior?
- Aniversário da Constituição Cidadã: http://plenarinho.leg.br/index.php/2018/10/aniversario-da-constituicao-cidada/
- Vídeo – Constituição de 1988: http://plenarinho.leg.br/index.php/2018/10/aniversario-de-20-anos-da-constituicao-federal/
2 Comentário(s)
Olá, boa noite. Então, sou Coordenadora do CRAS Serrinha e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município de Várzea da Palma MG. Estou interessa em receber material para trabalhar com as Crianças e Adolescentes do SCFV. Atc
Oi, Adilma, infelizmente descontinuamos as atividades de impressão e envio de revistinhas. Explicamos direitinho aqui: http://plenarinho.leg.br/index.php/2022/04/revistinhas-plenarinho-disponiveis-somente-em-formato-digital/ Abraços da Turma!
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