Autora: Juliana Barros Desangiacomo – Escola Estadual Victor Geraldo Simonsen (Campo Limpo Paulista/SP)
Disciplina na qual será aplicado o plano de aula: História
Nível de ensino no qual será aplicado o plano de aula: 9º ano do Ensino Fundamental
Objetivos
- Promover a consciência das lutas femininas na história para serem vistas como cidadãs de direitos e atuantes na política;
- Perceber que as características das relações sociais que envolvem as mulheres foram construídas historicamente;
- Fortalecer os conhecimentos sobre o papel da mulher em uma República democrática;
- Estimular a competência interpretativa.
Planejamento das ações
Sensibilização (duração: 45 minutos)
Questão norteadora para verificar conhecimentos prévios dos alunos: “O que você sabe ou ouviu falar sobre a Participação da Mulher na Política?”
Debate com a turma. Cite algumas figuras femininas que atuam na política atualmente (registros no caderno).
Recursos necessários: Inicialmente lousa e caderno para registro das respostas.
Leitura silenciosa do e-book Brasileiras Inspiradoras, do Plenarinho, personalidades políticas (duração: 45 minutos)
Com o apoio dos notebooks da sala de informática, os alunos farão a busca pelo Plenarinho e a leitura silenciosa das personalidades femininas que foram importantes para a política brasileira.
Recursos necessários: Notebook para pesquisa no e-book Brasileiras Inspiradoras
Realização de investigação sobre personagens específicas (duração: 45 minutos)
Pesquisar as personalidades Bertha Lutz, Maria Firmina dos Reis, Antonieta de Barros e Carlota Pereira de Queiroz, registrando no caderno as informações mais importantes.
Recursos necessários: Notebook para pesquisa no e-book Brasileiras Inspiradoras
Pesquisa de contexto histórico de personagem (duração: 45 minutos)
Após a investigação, escolher uma das personagens em destaque e pesquisar qual o contexto histórico em que essas mulheres viveram e suas principais conquistas políticas e desafios.
Finalizando a pesquisa, produzir um cartão com a ilustração de uma das personagens em destaque na capa e dentro do cartão redigir as informações pesquisadas.
Recursos necessários: Notebook, folha de sulfite, lápis, régua, canetinha, lápis de cor, caneta, post-it
Resultados esperados
Que os estudantes compreendam o papel do protagonismo feminino no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais e políticas de nosso país.
Avaliação
Avaliação contínua e processual com sugestão de pontuação para cada etapa.
- Devolutiva sobre os conhecimentos prévios sobre a participação da mulher na política (1,0);
- Leitura silenciosa do e-book Brasileiras Inspiradoras (2,0);
- Realização da investigação, pesquisa. (2,0);
- Entrega do Cartão ilustrativo (5,0).
1 Comentário
Parabéns à Juliana Barros Desangiacomo pela criação deste plano de aula incrível! É maravilhoso ver um tema tão importante e relevante sendo satisfatório na sala de aula. Ao destacar a participação das mulheres na política brasileira, esse plano de aula promove a conscientização das lutas femininas ao longo da história, enfatizando o papel das mulheres como cidadãs de direitos e agentes de transformação na sociedade.
Por meio das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre personalidades femininas que marcaram a política brasileira, como Bertha Lutz, Maria Firmina dos Reis, Antonieta de Barros e Carlota Pereira de Queiroz. Além disso, a pesquisa do contexto histórico dessas mulheres e a criação do cartão ilustrativo resultaram para a compreensão das conquistas políticas e dos desafios enfrentados por elas.
Parabéns pelo excelente plano de aula!
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