Plano de aula – “Brasileiras na Política”

Autora: Juliana Barros Desangiacomo – Escola Estadual Victor Geraldo Simonsen (Campo Limpo Paulista/SP)

Disciplina na qual será aplicado o plano de aula: História

Nível de ensino no qual será aplicado o plano de aula: 9º ano do Ensino Fundamental

Objetivos

  • Promover a consciência das lutas femininas na história para serem vistas como cidadãs de direitos e atuantes na política;
  • Perceber que as características das relações sociais que envolvem as mulheres foram construídas historicamente;
  • Fortalecer os conhecimentos sobre o papel da mulher em uma República democrática;
  • Estimular a competência interpretativa.

Planejamento das ações

Sensibilização (duração: 45 minutos)

Questão norteadora para verificar conhecimentos prévios dos alunos: “O que você sabe ou ouviu falar sobre a Participação da Mulher na Política?”

Debate com a turma. Cite algumas figuras femininas que atuam na política atualmente (registros no caderno).

Recursos necessários: Inicialmente lousa e caderno para registro das respostas.

Leitura silenciosa do e-book Brasileiras Inspiradoras, do Plenarinho, personalidades políticas (duração: 45 minutos)

Com o apoio dos notebooks da sala de informática, os alunos farão a busca pelo Plenarinho e a leitura silenciosa das personalidades femininas que foram importantes para a política brasileira.

Recursos necessários: Notebook para pesquisa no e-book Brasileiras Inspiradoras

Realização de investigação sobre personagens específicas (duração: 45 minutos)

Pesquisar as personalidades Bertha Lutz, Maria Firmina dos Reis, Antonieta de Barros e Carlota Pereira de Queiroz, registrando no caderno as informações mais importantes.

Recursos necessários: Notebook para pesquisa no e-book Brasileiras Inspiradoras

Pesquisa de contexto histórico de personagem (duração: 45 minutos)

Após a investigação, escolher uma das personagens em destaque e pesquisar qual o contexto histórico em que essas mulheres viveram e suas principais conquistas políticas e desafios.

Finalizando a pesquisa, produzir um cartão com a ilustração de uma das personagens em destaque na capa e dentro do cartão redigir as informações pesquisadas.

Recursos necessários: Notebook, folha de sulfite, lápis, régua, canetinha, lápis de cor, caneta, post-it

Resultados esperados

Que os estudantes compreendam o papel do protagonismo feminino no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais e políticas de nosso país.

Avaliação

Avaliação contínua e processual com sugestão de pontuação para cada etapa.

  • Devolutiva sobre os conhecimentos prévios sobre a participação da mulher na política (1,0);
  • Leitura silenciosa do e-book Brasileiras Inspiradoras (2,0);
  • Realização da investigação, pesquisa. (2,0);
  • Entrega do Cartão ilustrativo (5,0).
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by Alfredo Sales postado 07/06/2023 23:12

    Parabéns à Juliana Barros Desangiacomo pela criação deste plano de aula incrível! É maravilhoso ver um tema tão importante e relevante sendo satisfatório na sala de aula. Ao destacar a participação das mulheres na política brasileira, esse plano de aula promove a conscientização das lutas femininas ao longo da história, enfatizando o papel das mulheres como cidadãs de direitos e agentes de transformação na sociedade.
    Por meio das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre personalidades femininas que marcaram a política brasileira, como Bertha Lutz, Maria Firmina dos Reis, Antonieta de Barros e Carlota Pereira de Queiroz. Além disso, a pesquisa do contexto histórico dessas mulheres e a criação do cartão ilustrativo resultaram para a compreensão das conquistas políticas e dos desafios enfrentados por elas.
    Parabéns pelo excelente plano de aula!

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