Autora: Adriana de Souza Ferreira Pinto – Escola Municipal Tia Ercília (Cantá/RR)
Disciplina na qual será aplicado o plano de aula: História
Nível de ensino no qual será aplicado o plano de aula: 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivos
Objetivo Geral:
- Promover o conhecimento e reflexão sobre gênero e representatividade feminina dentro da Política Brasileira
Objetivos Específicos:
- Compreender o que é política, gênero, democracia, representatividade, cidadania e empoderamento.
- Compreender o que é igualdade e equidade, conhecer a história das mulheres na política brasileira.
- Conhecer a história das pioneiras da política através do e-book “Brasileiras Inspiradoras”.
- Conhecer e compreender o funcionamento do Legislativo Municipal.
Planejamento das ações
Primeiro encontro (duração: 1h30)
Num primeiro momento, a professora deverá apresentar aos alunos os objetivos propostos para essa aula e as demais que seguirão sobre o tema: Mulheres e Política.
Num segundo momento, a professora deverá realizar as seguintes perguntas aos estudantes: Vocês sabem o que é política? O que é gênero? E cidadania? E empoderamento? E democracia?
Logo após ouvir as respostas dos alunos, a professora explicará o que significa cada palavra e sua relação com o empoderamento das mulheres. Durante a explicação, retornará às respostas dos alunos, promovendo um debate saudável e uma reflexão quanto às questões apresentadas.
Num terceiro momento, a professora deverá solicitar aos alunos que formem grupos de 5 pessoas para que, a partir das suas compreensões próprias, desenvolvam um pequeno conceito sobre o que é política, gênero, democracia, representatividade, cidadania e empoderamento.
A professora deverá disponibilizar 15 minutos para que cada grupo desenvolva seus conceitos.
Num quarto momento, a professora deverá solicitar que um aluno apresente os conceitos desenvolvidos por seu grupo. Após a apresentação de todos os grupos, a professora deverá promover um debate sobre os aprendizados da aula e, em seguida, encerrar a aula.
Recursos necessários: Notebook, Data Show, Cadernos e canetas.
Segundo encontro (duração: 1 hora)
Num primeiro momento, a professora deverá explicar a diferença entre igualdade e equidade, e apresentar a história das mulheres na política – como eram retratadas, quais foram suas principais conquistas por igualdade dentro da política. Em seguida, a professora deverá realizar as seguintes perguntas: Mulheres e homens têm direitos iguais? Mulheres e homens têm as mesmas oportunidades? Vocês veem mais homens ou mulheres dentro dos parlamentos? E em cargos de poder? Desta forma, a professora irá promover uma reflexão e um debate saudável quanto às questões de gênero e representatividade.
Num segundo momento, a professora deverá apresentar através dos slides o e-book “Mulheres Inspiradoras” e solicitará que cinco alunos se ofereçam para ler as histórias de Bertha Lutz, Cartola Pereira de Queiroz, Ivette Vargas, Antonieta de Barros e Alzira Soriano. Logo após as leituras, a professora deverá solicitar que turma se organize em círculo e discuta os principais desafios de uma mulher dentro da política e o que eles, como alunos, podem fazer para contribuir com um futuro mais representativo dentro da política. Após as reflexões e debates, a professora deverá encerrar a aula.
Recursos necessários: Notebook, Data Show
Terceiro encontro (duração: 1 hora)
Num primeiro momento, a professora deverá explicar o funcionamento dos Poderes Legislativos Municipais, qual seu papel e como são organizados. Em seguida, explicará sobre o Legislativo Municipal de Cantá.
Num segundo momento, a professora deverá realizar as seguintes perguntas: vocês conhecem ou já ouviram falar de algum vereador do nosso município? Vocês conhecem alguma vereadora mulher? Depois, a professora explicará novamente que o número de cadeiras disponíveis no município para vereadores são 9 e que, desse total, apenas três são mulheres. A professora deverá realizar as seguintes perguntas: vocês acham igualitário o número de vereadores e vereadores na Câmara dos Vereadores Municipais? Por que não temos mais mulheres como vereadoras? O que podemos fazer para mudar isso? Em seguida, a professora deverá ouvir atentamente todas as respostas e agir como mediadora do debate, instigando todos os alunos a darem suas contribuições e, por fim, promover dessa forma a reflexão sobre o Empoderamento Feminino dentro da política.
Num terceiro momento, a professora deverá avisar aos alunos que na próxima aula acontecerá uma visita à Câmara Municipal do Município, e solicitará que eles organizem suas dúvidas e perguntas para perguntar aos vereadores que ali estarão. Em seguida, a professora deverá entregar a autorização que os pais devem assinar liberando seu(sua) filho(a) para participar da visita institucional e encerrar a aula.
Recursos necessários: Autorizações dos pais para os alunos participarem da visita institucional.
Quarto encontro (duração: 2 horas)
Num primeiro momento, a professora deverá explicar algumas regras para que tudo corra bem no passeio institucional.
Num segundo momento, a professora deverá solicitar aos alunos que se organizem em fila para irem caminhando até a Câmara Municipal de Cantá, que fica a 3 quadras da escola.
Num terceiro momento, a professora deverá acompanhar os alunos em todo o percurso da visita institucional, promovendo um diálogo sobre os conteúdos que foram abordados fazendo um paralelo entre teoria e prática.
Num quarto momento, após todos estarem de volta à escola, a professora irá promover uma última reflexão, perguntando aos alunos como se sentiram, o que aprenderam, suas perspectivas, soluções para promover a igualdade feminina dentro da política e, por fim, o que mudou neles.
Recursos necessários: Água, crachás, apoio pedagógico.
Resultados esperados
Espera-se que os alunos sejam capazes de falar sobre política, democracia, igualdade, representatividade e sobre a importância das mulheres na política, e que promovam uma mudança no seu cotidiano.
Avaliação
A avaliação será realizada por meio de observação, participação e compreensão dos alunos em relação às atividades propostas.
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