Autora: Tania Conrad Aosani – Escola Estadual de Ensino Fundamental Eusébio de Queirós (Catuípe/RS)
Disciplina na qual será aplicado o plano de aula: Interdisciplinar nas disciplinas de Projeto de vida, Língua Portuguesa, História e Arte.
Nível de ensino no qual será aplicado o plano de aula: 8 e 9º anos do Ensino Fundamental
Objetivos
- Conhecer a história e a importância de mulheres incríveis de nossa comunidade do Estado e País.
- Entender conceitos como feminismo e machismo.
- Resgatar temas como cooperação, solidariedade e empatia na construção de comunidades interioranas.
- Refletir sobre o protagonismo juvenil e sua importância na construção de uma sociedade.
- Divulgar algumas mulheres incríveis de nossa história.
- Conhecer, buscar ações de prevenção contra o feminicídio.
Planejamento das ações
Etapas
Doze aulas de 50 minutos, cada etapa será de duas aulas de 50 minutos.
Primeira etapa:
Inicialmente aborda-se o assunto em uma roda de conversa resgatando mulheres incríveis de nossa comunidade local.
Apresentam-se as histórias de três mulheres à frente de seu tempo, que deixaram um legado maravilhoso para a comunidade e para a Escola. Apresenta-se a senhora de 90 anos de idade que foi professora e diretora da Escola e que por toda sua vida lutou pela educação no campo; fala também um parente de duas mulheres que não estão entre nós: uma foi a primeira professora da escola que, em 1933, com pouco mais de 15 anos de idade, iniciou sozinha o trabalho solidário e solitário de educar, gerir e administrar uma escola; a outra foi sua cunhada, que mais tarde, doou uma fração de terra para que se construísse a Escola. Além de ser uma pessoa muito generosa, ela trouxe muitas vidas ao mundo naquela época, como parteira local.
Ao ouvir os relatos de ambos, os alunos possivelmente interagirão e ficarão surpresos em conhecer essas lindas histórias de mulheres incríveis que deixaram sua marca buscando o bem comum e dedicando-se ao desenvolvimento de nossa comunidade com muito amor. Tudo deverá ser registrado em um texto/relato solicitado pela professora de Português.
Segunda etapa:
Na disciplina de História, a professora utiliza os livros de História local, “Contos de um vilarejo”, solicitando que os estudantes respondam algumas questões norteadoras sobre como eram a comunidade e os costumes da época em que viveram as mulheres incríveis estudadas na aula de português.
Nesse sentido, descobrem como foi o processo de construção da comunidade local e observam o papel da mulher nesse período histórico. Percebem a importância da cooperação entre comunidades, que naquela época existia.
Levam uma tarefa de casa: Entrevistar o morador mais velho de sua comunidade saber mais sobre o papel da mulher na primeira metade do século passado.
Terceira etapa:
Engajada a essa temática, a disciplina de Projeto de Vida socializa a pesquisa de campo de História e ambas as professoras trazem contribuições ao assunto, como conquistas históricas de movimentos sociais, relacionando as transformações da sociedade local e brasileira aos protagonismos da sociedade civil na trajetória histórica a partir de 1900.
Podem ser discutidos vários textos relacionados ao protagonismo da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira, com destaque ao protagonismo feminino e ao modo como as mulheres eram tratadas ontem e hoje.
Quarta etapa:
Na disciplina de História, apresenta-se o e-book Brasileiras Inspiradoras, discute-se sobre o assunto e solicita-se que os alunos façam uma leitura individualizada de toda a obra, em casa.
Posteriormente, em português, cada aluno escolhe uma das “Brasileiras inspiradoras” para pesquisar mais sobre ela. Em casa, elabora uma apresentação em PowerPoint ou outra forma de apresentação para, em aula, socializar com os colegas.
Quinta etapa:
O conteúdo da apresentação das dez mulheres mais pesquisadas deverá ser transcrito para o Word. A partir desse documento, será construído um pequeno livro produzido pelos alunos, na disciplina de Português, que abordará a história destas mulheres e suas contribuições para a sociedade, bem como das nossas três mulheres incríveis locais que marcaram a trajetória local com suas inúmeras contribuições.
Após a confecção do livro, os alunos aproveitam o seu conteúdo para produzir um vídeo em forma de documentário, nas disciplinas de Arte e Projeto de Vida, sobre as mulheres incríveis que retrataram.
Sexta etapa:
Para finalizar, busca-se trazer o tema Feminicídio ao debate, resgatando conceitos na disciplina de Projeto de Vida, a partir de textos conceituais e reportagem.
Em seguida, nas disciplinas de Português e Artes, os estudantes confeccionam um folder contra o feminicídio para divulgar na comunidade local e nas redes sociais, numa ação preventiva e instrutiva sobre o assunto.
Avaliação
A avaliação pode ser uma conversa coletiva com o grupo de alunos e professores para avaliarem a proposta, autoavaliação e sugestões para uma nova etapa do trabalho coletivo.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
Comente!