Semana do Aprendizado Trabalhista


Nome: Rafael Ramos Silva
Cidade: São Gonçalo
Tema: Educação / Cultura| Trabalho e emprego
Conteúdo: Dispõe da criação da 'Semana do Aprendizado Trabalhista', destinada a introduzir o mercado de trabalho para alunos do ensino fundamental. Durante a semana, órgãos públicos deverão promover visitas escolares em suas sedes ou visitarem os ambientes escolares, afim de apresentar a instituição e seu funcionamento.
O Ministério da Educação, em cooperação com as secretarias de educação dos estados deverão notificar e planejar com os orgãos públicos para a devida organização da Semana do Aprendizado Trabalhista. Caberá as escolas se inscreverem no programa, para que o Ministério faça a seleção de um ou mais órgãos, para que depois selecione as atividades que a instituição de ensino irá participar.
O poder executivo poderá, para incentivar a participação de órgãos públicos diversos na Semana de Aprendizado Trabalhista, oferecer recursos financeiros e bonificações, desde que previsto no orçamento anual.
O poder executivo ficará responsável de arcar com as despesas de transporte dos membros da instituição de ensino até o local do aprendizado.
Empresas privadas poderão aderir a Semana de Aprendizado Trabalhista em troca de benefícios fiscais, concedidos pelo Governo Federal ou das Unidades da Federação.
Justificativa: Essa lei tem como objetivo introduzir o mercado de trabalho aos alunos, acredito que a educação prática é um ótimo meio didático, fazendo com que o aluno guarde para sempre em sua cabeça a memória da experiência que teve, focando mais ainda nos estudos para alcançar a carreira que, na Semana do Aprendizado Trabalhista, ele presenciou.