Aulas de Noções de Educação Financeira
Nome: Ana Beatriz Bido Pereira
Cidade: São Paulo
Tema: Educação / Cultura| Trabalho e emprego
Conteúdo: Esta lei propõe a implementação de aulas de Noções de Educação Financeiro, nas instituições de ensino de caráter público e privado, a partir do sexto ano do Ensino Fundamental II, para que assim os jovens se formem com a consciência do quão esse conhecimento auxilia ao procurar um emprego e abrir uma empresa, por exemplo.
Serão responsáveis por fiscalizar o cumprimento dessa medida normativa , as escolas públicas e particulares brasileiras e o Ministério da Educação, o MEC, selecionando profissionais aptos para aulas deste tema.
Para que essa lei seja cumprida é necessário que educadores aptos nesse tema sejam escolhidos, por exemplo, profissionais que cursaram economia ou contabilidade, para que assim as aulas sejam ministradas de maneira adequada. Os temas abordados em aula, referentes a Noções de Educação Financeira, devem ser pertinentes a idade dos alunos, a fim de que haja um maior entendimento acerca do conteúdo pelos mesmos. Os tópicos discutidos devem ser úteis no cotidiano e importantes para um desenvolvimento profissional dos estudantes, no intuito de possibilitar uma maior facilidade no mercado de trabalho futuramente, visto que a compreensão acerca da dinâmica do funcionamento dos impostos, do mercado de trabalho, da Economia e da administração correta da renda diminui as chances de problemas financeiros.
Os recursos necessários serão profissionais adequados, material pertinente, e respectivamente um maior investimento na educação, estes deverão ser obtidos por meio de incentivos das organizações públicas e privadas (com destaque para o MEC), que serão responsáveis por escolher os professores, o material, e como utilizar o dinheiro recebido.
Justificativa: A educação financeira é de extrema importância para que um jovem consiga entender sobre o mercado de trabalho e como administrar o que recebe, ao ter esse conhecimento as pessoas tendem a passar por menos dificuldades em relação a dinheiro, e eventualmente a economia tende a melhorar, visto que mais pessoas estariam empregadas ou teriam suas próprias empresas. O Brasil passa por vários problemas em relação ao desemprego e também a falta de conhecimento das pessoas em alguns temas importantes, por exemplo: a economia. Por isso acredito que os jovens devem aprender a respeito disso em suas escolas, visto que esse tema é muito importante e pouco falado nas mesmas. Muitas vezes, ao se formarem, jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho, não sabem como cuidar de seu dinheiro, quais impostos devem pagar, o que é o imposto de renda, etc. Por isso acredito que como um dos problemas que o Brasil enfrenta é relacionado à questão financeira das pessoas, nada melhor do que os jovens aprenderem sobre isso para que futuros problemas sejam evitados.