A Constituição Federal completa 35 anos em 05 de outubro 2023. Para celebrar a data, o Plenarinho convidou estudantes do ensino fundamental a destacarem os pontos que consideram mais importantes na nossa Lei Maior. O resultado está numa série de pequenos vídeos que trazem a opinião das/dos jovens, junto com desenhos enviados para o concurso “Constituição, Democracia e Infância”.
O concurso foi promovido pelo Plenarinho, em parceria com a Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados, e recebeu 520 inscrições de estudantes de todo o País, divididas em duas categorias: 1º e 2º ciclos do ensino fundamental. Os/as dois/duas primeiros/as colocados/as de cada categoria virão a Brasília, com tudo pago, para a abertura da exposição “35 anos da Constituição Cidadã”, que ficará montada no Corredor Tereza de Benguela, de 9 a 27 de outubro de 2023. Os cinco primeiros lugares de cada categoria terão seus desenhos exibidos na exposição, impressos em cartões postais e distribuídos às/aos visitantes.
As/os estudantes do Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia (DF), que participam da série de vídeos, trabalharam o tema ao longo do ano com a professora Gabriela Rabêlo, a partir da criação de um país imaginário. Uma equipe do Plenarinho ofereceu uma oficina sobre a Constituição para a turma, no primeiro semestre, e depois as/os jovens fizeram uma visita guiada à Câmara.
“A oficina abriu uma porta incrível! Nossos estudantes leram as leis, entenderam e debateram entre eles. Eles conseguiram visualizar muito melhor a Constituição e o papel dela”, comemora Gabriela, destacando o fortalecimento do protagonismo despertado nos jovens. “Eles são muito sedentos por entender o nosso país, e precisam entender que o nosso país são eles, eles são donos desse Brasil. A experiência toda, levá-los à Câmara, com certeza despertou esse protagonismo de uma maneira que poucas experiências podem fazer”, observa.
A série de vídeos sobre os 35 anos da Constituição pode ser conferida no canal do Plenarinho no YouTube.
Saiba mais sobre o projeto desenvolvido pela professora Gabriela Rabêlo no Plenacast.
Escute na sua plataforma preferida: Spotify | Deezer | Apple Podcasts | Google Podcasts | Youtube
2 Comentário(s)
Oi,meu nome e Laurin tenho 10 anos,eu e minha amiga Flavia queria dizer que a Revista Plenarinho e muito divertida,legal e educada.
Beijos Laurin
Data:09\10\2023
Oi, Laurin! Agradecemos muito os elogios! Abraços da Turma!
Comente!