“Nós sempre somos o resultado da soma dessa grande equação que é a política. A gente precisa estar dentro da política pra que a gente possa ter coisas justas no nosso país”. O discurso afiado faz parte da rotina do estudante Alefe Bispo Café, 15 anos, autor de um dos projetos selecionados para o Câmara Mirim 2024.
Alefe tem forte atuação no movimento estudantil da sua cidade, Salvador: é presidente do grêmio estudantil da sua escola, além de participar da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES) e da União Estadual dos e das Estudantes da Bahia (UEES).
A aproximação de Alefe com o Câmara Mirim ocorreu de forma natural, motivada justamente por seu interesse pela política e pelo desejo de contribuir com ideias inovadoras para o bem-estar escolar. Seu projeto de lei prevê a instalação de sistemas de ar-condicionado em escolas públicas de todo o País, alimentados por painéis solares.
“Não é de hoje que a gente fala sobre aquecimento global, queimadas, urbanização acelerada. Tudo isso influencia dentro das nossas escolas, causa desconforto para os alunos. Esse projeto é para dar esse conforto. Mas não adianta a gente colocar ar condicionado sem pensar em energia limpa”, sustenta. Ele espera que seu projeto não só melhore as condições nas escolas, mas também ajude na conscientização dos jovens sobre a importância da sustentabilidade.
Juventude na política
Estudante do Colégio Estadual Democrático Bertholdo Cirilo dos Reis, Alefe está bem animado para conhecer Brasília e discutir seu projeto com os demais integrantes do Câmara Mirim. “Estou com uma expectativa muito boa. Sou uma pessoa que sabe dialogar, acho possível a gente elaborar uma proposta única pensando no que é mais importante para as nossas escolas”, afirma.
Alefe manda um recado para outros jovens. “Nem tudo se estabelece com críticas, mas com ideais. A gente precisa ouvir os nossos. A gente precisa influenciar mais na política. É importante a gente escrever os nossos sonhos, as nossas ideais, porque tudo tem um futuro. Todas as escolas do Brasil, todos os estudantes precisam ser ouvidos”.
Por falar em futuro, Alefe não descarta seguir a carreira política nos próximos anos. “Eu acho que esse pontapé do Plenarinho pode até ser uma grande inspiração”, vislumbra. Com tanto entusiasmo e dedicação, Alefe certamente vai brilhar onde quer que esteja!
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
Comente!