“Eu acredito que todos nós temos o direito de viver com dignidade. A falta de saneamento básico afeta diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas. É algo que precisa ser resolvido”.
A preocupação com algo tão urgente vem do estudante Ícaro Felipe Caldas Gomes, de Petrolina (PE), autor de um dos projetos de lei selecionados para o Câmara Mirim 2024.
Ao observar populações sem moradia na sua cidade, Ícaro percebeu que a falta de água tratada e sistema de esgoto agravava ainda mais a situação já vulnerável dessas pessoas. “No bairro João de Deus, por exemplo, 2 mil famílias tomaram terrenos por ocupação em 2015, construindo barracos com placas de madeira e lonas. Após esse movimento, os moradores enfrentaram problemas devido à falta de saneamento básico”, relata. O estudante ressalta que, além dos prejuízos à saúde, na época das chuvas a falta de drenagem leva as pessoas a perderem tudo.
Expressão na escrita
A proposta de Ícaro estende o direito ao saneamento básico para pessoas em vulnerabilidade social que ocupam terrenos localizados em regiões urbanas que não cumprem a sua função social. “Todos nós temos direito de ter água potável. É sobre uma criança brincar na rua e não ter esgoto, é sobre a gente ter uma moradia digna, é sobre você não perder os poucos pertences que tem. Pensando nisso, decidi criar esse projeto”, justifica.
Ícaro conta que sempre se interessou por questões sociais e políticas, e também por trocar ideias. “Quando eu era criancinha, ficava na mesa de jantar e fingia que estava debatendo com pessoas à minha volta”, lembra. Mas seu forte mesmo é escrever. “Consigo me expressar melhor escrevendo do que falando. Às vezes, quando começo a falar, gaguejo… Aí eu escrevo, mostro pra pessoa pra ela conseguir entender o que estou querendo dizer. Escrevendo é como eu demonstro tudo”, explica o jovem de 15 anos, que cursa o nono ano na Escola Municipal Santa Terezinha.
Esta será a segunda participação de Ícaro no Câmara Mirim. No ano passado, fez sua primeira viagem de avião integrando a bancada de Petrolina. Mesmo com essa experiência, a ansiedade está imensa, já que neste ano Ícaro vem como autor de projeto. “Estou com muito medo, mas eu sei que estou com as melhores pessoas me instruindo pra tudo: minha professora Loyane e meu pai, que sempre me apoiou em tudo”, diz.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
0 Comentário(s)
Tenho muito orgulho de você Ícaro, parabéns
Orgulho!
Comente!