Plenarinho na SBGames 2024

O Plenarinho marcou presença no maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames. O evento atraiu mais de mil pessoas entre os dias 30/09 e 03/10, na Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus. O jogo AventurECA, lançado nas comemorações pelos 20 anos do Plenarinho, foi um dos finalistas na competição do festival, na categoria Serious Games.

Um dos organizadores do evento, o professor Rodrigo Motta, da Universidade Federal de Campina Grande, destacou o crescimento dos jogos educativos, como o AventurECA, no cenário de produção de games desenvolvidos no Brasil. “Neste ano, ⅓ de todos os jogos enviados para o SBGames são serious games, especialmente jogos de educação”, pontuou.

Rodrigo Motta também destacou a presença da Câmara dos Deputados nesse universo. “A gente vive em um século em que os games são a forma de comunicação principal, como o cinema já foi. Para mim, é natural os games estarem em todas as vertentes e muito interessante que um órgão que não é uma universidade ou uma empresa de game perceba que os jogos têm um alcance para fazer aquilo que é o objetivo desse órgão, seja educar, levar algum tipo de conhecimento, ou especificamente, no caso do AventurECA, começar a formar cidadãos mais conscientes e mais próximos desses temas”, observou.

Aprender brincando

A criançada que passou pelo evento aprovou o que viu. “Achei o AventurECA bem divertido. Acredito que, pelas brincadeiras, podemos aprender além do que nos é passado pelos livros”, contou a estudante Ester Samara, que está no 8º ano da Escola Estadual Altair Severiano Nunes. 

Carlos Rener, que estuda na mesma escola, também curtiu! “Foi interessante aprender sobre o ECA de uma forma mais divertida. Se for de forma padrão, como é ensinado na escola, ninguém vai aprender muita coisa, porque é meio chatinho. Dessa forma, muito mais gente vai aprender”, aposta. Para a  professora Kaliny Magalhães, o mundo dos games já é conhecido pelos jovens, que demandam por metodologias diferentes. “A gente tem que utilizar todos esses aplicativos de jogos para melhorar o aprendizado dos alunos”, avalia.

O Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) é apoiado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e está em sua 23ª edição.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos