Estão abertas as inscrições para a 20ª edição do Câmara Mirim!
Serão oferecidas cinco vagas para Novos(as) Educadores(as) e cinco para Educadores(as) Parceiros(as). Cada um dos selecionados terá direito de trazer até 25 estudantes para Brasília, para os eventos presenciais.
Lembrando que Novos(as) Educadores(as) são aqueles(as) que nunca participaram do Câmara Mirim. Educadores(as) Parceiros(as), por sua vez, são aqueles(as) que já participaram de edições anteriores.
Datas dos eventos
Os eventos serão realizados em 30 e 31 de outubro de 2025, em Brasília/DF.
Sobre as inscrições
O Câmara Mirim chegou ao marco de 20 edições – um número que nos enche de orgulho. Mas que também nos faz pensar sobre como aperfeiçoar o programa. Queremos convidar vocês, educadoras e educadores, para refletir com a gente sobre isso.
Neste ano, a redação que selecionará os(as) 10 educadores(as) participantes do Câmara Mirim terá como tema: “Como tornar a educação para democracia mais plural e inclusiva?”.
Acesse o formulário de inscrição e capriche no seu texto! O prazo é até 1º de agosto de 2025. O resultado será divulgado no dia 8 de agosto de 2025.
Quem pode se inscrever?
Podem participar da seleção educadores(as) que estejam atualmente trabalhando com estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, seja em escolas públicas ou particulares, seja vinculados a Câmaras Mirins Municipais.
Serão selecionados(as) 5 (cinco) Novos(as) Educadores(as) e 5 (cinco) Educadores(as) Parceiros(as), que ganharão o direito de participar do programa com suas turmas.
Com quantos estudantes cada educador(a) pode participar?
A quantidade máxima de estudantes por educador(a) é de 25 (vinte e cinco).
Vale ressaltar que as despesas da viagem correm por conta dos(as) próprios(as) participantes.
Se um(a) educador(a) não ocupar as 25 vagas de que dispõe para seus estudantes, ou se desistir de participar, a organização do Câmara Mirim poderá convocar os(as) que estão na lista de espera.
Não conhece o Câmara Mirim?
É um programa de educação política no qual estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental vivem a experiência de serem parlamentares, realizando atividades que vão desde a elaboração de um projeto de lei até o debate das propostas em comissão e a sua votação em Plenário. É uma verdadeira aula de cidadania e democracia.
Comente!