Dia Nacional de Combate ao Capacitismo Escolar


Nome: Elton Cauã Mota Dias Lima
Cidade: Petrolina
Tema: Educação / Cultura| Direitos da Mulher
Conteúdo: A data é um momento para conscientização, visando promover atividades educativas e de sensibilização para estudantes, professores e funcionários da escola sobre as questões relacionadas à deficiência e ao capacitismo.
Quem pode fiscalizar e cumprir as ações dessa data são os órgãos governamentais: Ministério da Educação, junto das Secretarias de Educação, além da escola e da comunidade local.
A criação de planos de inclusão, a adaptação de recursos e materiais de ensino, a garantia de acessibilidade física e a promoção de um ambiente livre de discriminação. Em paralelo, a formação de professores, para que possam lidar de maneira adequada com as necessidades dos alunos com deficiência.
Os recursos são 03: os recursos financeiros, humanos e naturais. Os financeiros são do governo para divulgação da data através de várias ações, na Tv, rede social, entre outras para combate ao capacitismo na educação. Recursos humanos, formação e capacitação de professores, investindo em programas de formação e capacitação para que estejam preparados para lidar com as necessidades dos alunos com deficiência, promovendo uma educação inclusiva. Também pode ser utilizado os recursos naturais para sensibilização e conscientização, como espaços ao ar livre, para a realização de eventos, palestras e atividades de conscientização sobre o capacitismo e a inclusão.
Data sugerida: 22 de setembro.
Justificativa: Essa data no combate ao capacitismo escolar leva a justiça e igualdade escolar, garantindo que todos os alunos tenham acesso à educação e sejam tratados com respeito e dignidade. Além disso, ao combater o capacitismo na escola, estamos valorizando e aproveitando o potencial humano de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades e limitações. Além da responsabilidade educacional, em que escolas deve proporcionar um ambiente seguro, inclusivo e livre de discriminação para todos os alunos.