Nós

O que é o Plenarinho

O Plenarinho é um programa de educação para a democracia da Câmara dos Deputados voltado a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, pais e professores. O programa ancora-se no portal na internet – www.plenarinho.leg.br – e inclui as ações Câmara Mirim e Eleitor Mirim, bem como a produção e disponibilização de publicações em formato eletrônico. Seu slogan é: “O jeito criança de ser cidadão”.

Por meio de linguagem acessível e lúdica, o Portal Plenarinho informa sobre o Poder Legislativo – elaboração de leis e atuação parlamentar -, política, democracia e organização do Estado. Outros temas sociais e educativos relacionados ao cotidiano infantil também são abordados, como saúde, meio ambiente, educação e lazer.

O Câmara Mirim é realizado todos os anos no mês de outubro. Crianças apresentam e votam projetos de lei de sua autoria, em uma simulação da sessão legislativa ordinária no Plenário da Câmara. No caso do Eleitor Mirim, promovido a cada quatro anos, professores e estudantes participam da eleição de candidatos fictícios, desde a campanha até a votação em uma urna eletrônica virtual.

O Plenarinho produz e disponibiliza on-line as revistinhas do Plenarinho, com histórias em quadrinhos e passatempos; cartilhas; livretos especiais para exposições de arte na Câmara; o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em tirinhas; e materiais específicos para participação em feiras ou comemoração de efemérides.

A Turma do Plenarinho, composta por sete simpáticos personagens, foi criada para facilitar a identificação com o público infantojuvenil.

Objetivos

  • Proporcionar um instrumento de comunicação dinâmico para que crianças de todas as regiões do País possam conhecer o papel da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo brasileiro.
  • Trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos sociais e incentivar a formação de valores sociais e humanos.
  • Divulgar noções básicas do processo legislativo para a formação da consciência sobre a importância do Poder Legislativo na consolidação democrática e crescimento do País.
  • Estimular a formação de consciência política nas novas gerações.
  • Oferecer às crianças uma fonte permanente e dinâmica de informações sobre o Legislativo.
  • Aproximar o público infantil do exercício da atividade política.

Como surgiu

O Plenarinho nasceu da iniciativa de um grupo de funcionários da Câmara dos Deputados, autores da proposta vencedora do concurso “Câmara em Ideias” de 2002. Para desenvolver o projeto, foi formado um grupo de trabalho com servidores de várias áreas. Estabelecidas as primeiras diretrizes e a missão do projeto, um grupo técnico desenvolveu o sítio. Em agosto de 2004, o Plenarinho foi lançado simultaneamente em 26 escolas públicas do País.

Em setembro de 2006, o sítio foi transformado em portal, fruto da diversificação dos conteúdos apresentados.

Em 2017, o portal ganhou nova plataforma, com reformulação da arquitetura da informação, das formas de navegação, da linguagem textual e visual e das ferramentas de interação com as crianças.

Plenarinho para professores

O professor é o principal aliado da Câmara dos Deputados para levar o portal infantojuvenil e, consequentemente, o Poder Legislativo para dentro da escola. A coordenação do Plenarinho pressupõe a atuação do professor como multiplicador na escola e, principalmente, como esclarecedor e enriquecedor dos assuntos tratados no portal.