Termos de Uso

Os Termos de Uso a seguir referem-se a este Portal, às publicações eletrônicas e impressas do Plenarinho e aos seus perfis nas seguintes redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Política de uso do conteúdo do Portal

A reprodução do conteúdo textual do Portal Plenarinho é autorizada desde que constem os devidos créditos: “Plenarinho – www.plenarinho.leg.brCâmara dos Deputados” e que o uso não tenha finalidade comercial e/ou político-partidária. A autorização do uso de imagens do Portal está sujeita a avaliação caso a caso. As solicitações devem ser enviadas ao endereço eletrônico plenarinho@camara.leg.br.

Política de uso das publicações

As revistinhas, cartilhas e livretos do Plenarinho são protegidos pelas leis de direito autoral e propriedade intelectual. Não é permitido editá-los ou alterá-los, no todo ou em parte. Não é permitida a sua reprodução em outras gráficas que não a própria Gráfica da Câmara dos Deputados. Não é permitida a sua comercialização, sendo a sua distribuição gratuita, feita pelo Plenarinho e destinada a entidades que promovam a educação para a cidadania e a democracia, como instituições de ensino, escolas legislativas, serviços de assistência social e conselhos tutelares.

Política de comentários

Todos os comentários postados pelos usuários serão lidos, e as dúvidas sobre o assunto da postagem, respondidas. No entanto, conteúdos que não estejam alinhados à finalidade desse espaço e que sejam considerados inadequados poderão ser removidos, conforme os casos a seguir:

  • uso de termos obscenos, grosseiros e ofensivos;
  • incentivo ao ódio, à violência, ao racismo e à discriminação de qualquer ordem;
  • veiculação de propaganda político-partidária ou comercial;
  • divulgação de conteúdos na forma de spam;
  • violação de leis de direito autoral e propriedade intelectual;
  • mensagens fraudulentas;
  • inclusão de dados pessoais do autor ou de terceiros, como telefone, RG, CPF e outros;
  • comentários repetidos e enviados pelo mesmo autor, ou ininteligíveis; e
  • propagandas político-partidárias e comerciais.

A reincidência de publicações impróprias poderá ensejar o bloqueio do perfil do usuário.

Dúvidas, sugestões e denúncias

O endereço https://www.camara.leg.br/programas-educacionais/ traz outras iniciativas de caráter educativo da Câmara dos Deputados.

Se você tiver alguma dúvida sobre a Câmara, seu funcionamento e atividades, quiser encaminhar alguma sugestão ou se manifestar a favor ou contra uma proposição que esteja tramitando na Casa, pode entrar em contato com a Instituição por meio do Disque Câmara (0800 619 619), ligações gratuitas de todo o Brasil, para telefones fixos e celulares, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, ou escrever para o Fale Conosco.

Se desejar fazer denúncias de abusos ou descumprimento de direitos, orienta-se a utilizar o canal oficial federal: Disque 100 (ligações gratuitas).

Responsabilidade pelo conteúdo dos usuários nas redes sociais

A responsabilidade civil e penal pelo conteúdo das mensagens publicadas pelos usuários recai exclusivamente sobre seus autores. As opiniões e imagens divulgadas por terceiros não representam o posicionamento da Câmara dos Deputados.

Ao utilizar hashtags específicas criadas para ações de divulgação, o usuário automaticamente autoriza a reprodução de conteúdo por parte desta página.