Câmara Mirim 2024 – raio-x das inscrições

Encerramos as inscrições da 19ª edição do Câmara Mirim com boas notícias – um aumento de 20% na quantidade de PLs inscritos! Foram 668 neste ano!

Vamos ver o que mais os números contam pra gente? Chega mais!

De onde vieram os projetos de lei?

Recebemos PLs de todo o Brasil, com destaque para as regiões sudeste, com pouco mais de 59%, e sul, com 22%. Mais uma vez, os mineiros se destacaram, com pouco mais de 30% dos PLs enviados (206, no total).

Quem são os autores?

Estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental enviaram PLs para o Câmara Mirim. Mas, neste ano, os campeões de inscrição foram os estudantes do 9º ano, com quase 43% dos projetos de lei.

A faixa etária predominante é de 14 a 15 anos (corresponde a 54% do total). Como em anos anteriores, as autoras foram maioria: foram 377 inscrições de meninas (mais de 56% do total) e 287 de meninos (cerca de 43%). 4 estudantes declararam “outros”, como gênero.

Temas

O ambiente escolar foi tema de uma quantidade expressiva de PLs – cerca de 49% do total. A meninada demonstrou preocupação com o bullying, a inclusão de estudantes com deficiência e a promoção da saúde mental no ambiente escolar. Mas, também, pediu melhorias na infraestrutura das escolas, no lanche e no transporte.

O currículo escolar foi alvo de especial atenção, com muitas sugestões de novas disciplinas: libras, música, artes, primeiros socorros, empreendedorismo, educação financeira, robótica e introdução à informática foram algumas das temáticas sugeridas.

E, para quem acha que as crianças e jovens não estão de olho nos problemas atuais, dez projetos trataram especificamente de prevenção a enchentes, emergências climáticas e  aquecimento global.

Os PLs agora estão sendo analisados por uma super equipe de consultores que vai escolher três deles para serem discutidos aqui em Brasília, no finalzinho de outubro. Fique de olho e cruze os dedos: o resultado sai no dia 9 de agosto!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

10 Comentário(s)

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos