Comunicação na Câmara

Ilustração. Ao fundo, o cenário da TV Câmara. Uma mesa redonda, com detalhes em azul e computadores em cima, é iluminada por três refletores. Na frente e ao centro, Xereta segura um microfone.

Você já se perguntou como é que pode ficar por dentro do que acontece na Câmara dos Deputados?

Para informar os cidadãos, permitir que eles acompanhem o trabalho dos parlamentares e também abrir canais de interação, a Câmara mantém equipes inteiras, trabalhando para que todos possam saber o que está acontecendo em tempo real.

Veja como funciona a comunicação da Câmara!

Disque-Câmara
Relações Públicas
Centro Cultural
TV Câmara
Rádio Câmara
Agência Câmara
Portal da Câmara na internet


Disque-Câmara

O Disque-Câmara (ligação gratuita – 0800 0 619 619) recebe, registra e encaminha ao setor responsável todos os pedidos, dúvidas, solicitações ou reclamações dos cidadãos.


Relações Públicas

As Relações Públicas (RPs) da Câmara dos Deputados são uma das principais formas de contato da Casa com os cidadãos. Todos os eventos realizados na Câmara passam pelas RPs, sejam eles seminários, congressos, posses ou qualquer outro tipo de cerimônia oficial. As campanhas de divulgação e de utilidade pública são criadas pelo setor de Publicidade. As RPs também são responsáveis pelo Disque-Câmara, pelas redes sociais de comunicação na internet, pela visitação aos prédios do Congresso Nacional e também por alguns programas de relacionamento com a sociedade, incluindo crianças (o Plenarinho!) e jovens (Parlamento Jovem, Politeia).

Este é o vídeo de uma campanha criada pela Publicidade, sobre o patrimônio na Câmara:


Centro Cultural

A cultura também é uma forma de comunicação! O Centro Cultural aproxima a Câmara dos cidadãos, convidando-os à reflexão de seus costumes, ideias, expectativas e visões de mundo, pela expressão artística e intelectual. Por meio de exposições, o centro busca a promoção e valorização das culturas regionais, e a divulgação da produção artística atual, a memória da Câmara e a história do Poder Legislativo e do Brasil.

Olha só uma exposição que o Centro Cultural fez em parceria com o Plenarinho:


TV Câmara

A TV Câmara é um canal que funciona 24 horas por dia, transmitindo as sessões plenárias e reuniões das comissões ao vivo e sem cortes – tudo para dar transparência ao processo de elaboração das leis. A partir dessa missão principal, passou também a promover os valores brasileiros e tornou-se um canal público de informação e cidadania, com produção de documentários e programas culturais.

É possível sintonizar a TV Câmara nos diversos canais da Rede Legislativa de TV e Rádio.

Assista a um dos vídeos que a TV Câmara produziu, que explica tim-tim por tim-tim o trabalho das Comissões na Câmara:


Rádio Câmara

A Rádio Câmara transmite as sessões de Plenário ao vivo e traz noticiários, reportagens, programas de debates e entrevistas, e também A Voz do Brasil (sobre a Câmara). Suas matérias são replicadas por mais de 2000 rádios em todo o País. A Rádio também tem uma ótima programação musical nacional e internacional. Realiza campanhas educativas e participa do programa de acessibilidade da Câmara, gravando áudios de leis e livros. Ah! As músicas do Plenarinho foram gravadas na Rádio Câmara, sabia?

Para quem mora no Distrito Federal ou proximidades só sintonizar a frequência do rádio em 96,9 MHz. Pela Rede Legislativa de TV e Rádio, chegará a dezenas de cidades.

Confira uma das campanhas feitas pela Rádio Câmara:

Campanha contra a Bullying 


Agência Câmara

A Agência Câmara de Notícias tem repórteres que trabalham para abastecer outros meios de comunicação com informações importantes. Ela divulga, em tempo real, tudo o que acontece na Casa. São reportagens, agenda do dia com a pauta e, ainda, previsão das reuniões e votações. A pauta traz dados sobre reuniões e proposições que podem ser utilizadas pelos veículos de comunicação de todo o Brasil, rádio, jornal ou TV, e também por organizações não-governamentais, sindicatos e qualquer tipo de instituição interessada. A agência registra 40 mil acessos diários.

A internet é um dos principais meios de comunicação da atualidade. Neste momento, um montão de outras pessoas estão acessando a mesma página e conhecendo um pouquinho mais sobre a grande fábrica de leis que é a Câmara dos Deputados.


Portal da Câmara na internet

O Portal da Câmara – www.camara.leg.br  é reconhecido pela Organização das Nações Unidas – ONU como um dos mais avançados portais legislativos em todo o mundo! São milhares e milhares de informações, bem organizadas. Nele, você pode pesquisar o andamento dos projetos de lei, saber o que o deputado do Estado em que você nasceu está fazendo, descobrir que leis foram feitas para beneficiar as crianças e adolescentes, aprender sobre a Constituição e muitas outras possibilidades.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos