Frei Caneca

Ilustração. Fundo em tons de azul, com o centro mais claro. Ele é branco, cabelo curto preto, liso, barba curta, sem bigode. Veste camisa branca, sem gola.

Frei Caneca defendia ideais de unidade e igualdade entre os homens. Por defender essas ideias, frei Caneca acabou se envolvendo em uma confusão e foi preso como rebelde. Na prisão, aprendeu conceitos pelos quais ele passou a lutar: o fim da opressão e a revolução.

Em 1824, participou ativamente da Confederação do Equador, movimento que pretendia implantar um governo independente para as províncias do Maranhão, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. Mas o movimento perdeu força e Caneca foi forçado a se render, sendo condenado à forca após mais um ano de prisão. Seus carrascos recusaram-se a enforcá-lo por ser frei e a Comissão Militar foi obrigada a alterar a condenação para o fuzilamento.

Seu nome engraçado foi escolhido porque nosso herói queria homenagear seu pai, que era artesão e construía tonéis e barris de madeira muito parecidos com uma caneca.

Assista ao vídeo da TV Câmara sobre Frei Caneca. 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos