Juscelino Kubitscheck

Ilustração. O fundo é azul e imagens da cidade de Brasília aparecem quase transparentes. No centro da imagem, um homem aparece dos ombros para cima. Ele tem pele morena-clara, cabelos curtos escuros penteados para trás. Tem sobrancelhas escuras e olhos castanhos que olham levemente para um lado. Ele veste um paletó azul escuro, camisa branca, gravata borboleta branca e uma faixa verde e amarela sobre a camisa.

JK é considerado o presidente do otimismo. Foi ele quem transferiu a capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960. Mudou a nossa ocupação geográfica, fazendo o Brasil voltar olhos e atenções para o interior do país.

O sonho da nova capital foi apenas uma das ideias de Juscelino Kubitscheck. Ele implantou importantes projetos para o desenvolvimento do País, realizando obras grandiosas e modernas, como estradas e hidrelétricas, além de expandir a indústria. Seu lema era “50 anos em 5”.

Uma de suas paixões era dançar. Era famoso como pé de valsa e conheceu, em uma festa, Sarah Gomes de Sousa Lemos, sua mulher.

O presidente JK

Juscelino Kubitschek ocupou a presidência de 1956 a 1960. Ao final de seu mandato, foi eleito senador pelo estado de Goiás, mas acabou cassado pelo Golpe Militar de 1964. Após alguns anos de exílio (exílio é quando a pessoa é expulsa e obrigada a morar em outro país), voltou ao Brasil e dedicou-se a escrever livros sobre sua vida, e até ingressou na Academia Brasileira de Letras.

Em 22 de agosto de 1976, JK morreu num acidente de carro.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos