Concurso de desenho Imperatriz Leopoldina

No mês de setembro, o Brasil comemora a sua independência de Portugal. Agora em 2017, a Câmara resolveu homenagear uma personagem muito importante dessa história, embora pouco conhecida: a imperatriz Leopoldina, já antecipando as comemorações dos 200 anos da independência, em 2022.
Ela nasceu na Áustria, uma das cortes mais chiques e desenvolvidas da Europa. Era filha do imperador Francisco I da Áustria e de Maria Isabel de Bourbon. O nome dela era Dona Maria Leopoldina Carolina Josefa Leopoldina Francisca Fernanda Beatriz de Habsburgo-Lorena, já pensou? Ela cresceu apaixonada por artes e ciências. Para fazer uma aliança entre os reinos de Portugal e Áustria, dona Leopoldina foi prometida em casamento a D. Pedro I. Eles se casaram por procuração em 1817, ela na Áustria, ele no Brasil.

Foi naquele ano de 1817 que a princesa deixou a Europa e embarcou numa viagem de 5 meses pelo Oceano Atlântico, para chegar ao Rio de Janeiro. O grande interesse de Leopoldina pela ciência fez com que ela decidisse que uma comitiva de notáveis cientistas, dentre eles botânicos, mineralogistas e zoólogos, a acompanharia na viagem. Ela se apaixonou de cara pelas paisagens tropicais do Brasil e tentou se adaptar aos costumes da nova terra. Teve sete filhos com D. Pedro.

A participação de Dona Leopoldina na independência do Brasil

Em 1821, com a volta de D. João VI a Portugal, D. Pedro I vira príncipe regente. Começa o movimento separatista de Brasil e Portugal, apesar de algumas províncias permanecerem contrárias à ideia de independência do Brasil e ameaçarem entrar em guerra contra o Príncipe. Dom Pedro então viaja, em 1822, para São Paulo, em busca de apoio.

Com isso, Dona Leopoldina assume a regência no lugar do marido, presidindo o Conselho de Estado.  Assim, no dia 2 de setembro de 1822, dona Leopoldina assinou o decreto de independência do Brasil, 5 dias antes da independência oficial, que é comemorada no 7 de setembro.

Concurso de desenho

Pensando em incentivar a pesquisa escolar em torno dessa personagem de nossa história, a Câmara lançou um concurso de desenhos para estudantes do 5 º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O tema do desenho é “Participação da Princesa Leopoldina na Independência do Brasil”. As inscrições poderão ser realizadas de 4 de setembro a 20 de outubro de 2017, em formulário próprio, disponível no site do concurso e que deve ser enviado pelos Correios.

Os desenhos, a ficha de inscrição e a autorização de divulgação devem ser enviados até o dia 20 de outubro para o endereço:

Câmara dos Deputados – Plenarinho
Anexo I, sala 1609, Brasília-DF, CEP: 70160-900

Ouça a matéria de rádio que fizemos sobre o Concurso da Dona Leopoldina

Resultado

O resultado do Concurso será divulgado no dia 25 de outubro.

Premiação

O primeiro colocado do concurso de desenho receberá:

1) passagem aérea de ida e volta, com destino a Brasília/DF, com hospedagem e alimentação para o vencedor e seu responsável, para participar da cerimônia e demais atividades de premiação, caso resida fora do Distrito Federal. A solenidade acontecerá no dia 7 de novembro.
2) Diploma de classificação e de participação;
3) um kit de obras produzidas pela Edições Câmara destinado à escola do vencedor.

Para o segundo e terceiro colocados, os prêmios são os seguintes:

1) Diploma de classificação e de participação, enviado pelo Correio;
2) um kit de obras produzidas pela Edições Câmara destinado à escola dos vencedores.

Informações adicionais pelo telefone: 0800-619619, ou pelo endereço eletrônico: concursoleopoldina@camara.leg.br.

Para estudantes do Ensino Médio

A Câmara também pensou nos mais velhos e lançou um concurso de vídeo com o mesmo tema para estudantes do ensino médio. Clique aqui para saber mais.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

3 Comentário(s)

  • by suziane maria gesser postado 20/10/2017 09:49

    Bom Dia!
    Sou diretora e duas alunas vão participar do concurso. Tenho uma dúvida sobre a autenticação em cartório ou não do termo de cessão total de direitos patrimoniais. Obrigada! fico aguardando.

  • by lívia andrade postado 28/10/2017 12:59

    quem foi o ganhador do concurso de desenho da princesa Leopoldina ?

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos