Concurso de desenho sobre D. João VI

Ilustração: Imagem divida em duas partes com um traço diagonal. O lado esquerdo apresenta fundo em tons de verde e laranja. Próximo à linha que divide a imagem, aparece um homem de cabelos e costeleta grisalhos, que veste capa vermelha com detalhes brancos. Ele usa uma faixa que atravessa a parte da frente do tronco diagonalmente, do ombro à cintura. A faixa tem as cores azul, laranja e verde. Ele sorri e segura um bastão marrom dom dourado com uma das mãos. O lado direito apresenta fundo em tons de azul. Perto da linha diagonal que divide a imagem aparece um homem montado em um cavalo marrom. O homem, que veste camisa azul, calça branca e faixa dourada na cintura, tem um dos braços levantados e segura uma espada e parece gritar.

Que tal passear pela história do Brasil e fazer um desenho que pode trazer você até Brasília e conhecer a Câmara dos Deputados

Um pouco de história

Você, com certeza, já estudou a Independência do Brasil. Mas será que já leu sobre como a aclamação de D. João VI e os seus atos enquanto esteve em nosso País contribuíram para isso? Em 6 de fevereiro de 1818, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro estava em festa. Naquela data, D. João VI foi aclamado Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, d’Aquém e d’Além-Mar em África, Senhor da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc. Uau! O título é tão grande em tamanho como em importância. A aclamação, somada a atos como a abertura dos portos e a transformação da colônia em reino, representaram a consolidação do Império que D. João quis fundar aqui, desde sua chegada ao nosso País, 10 anos antes.

Concursos sobre a aclamação de D. João VI

Para incentivar a pesquisa escolar sobre a Independência do Brasil, em 1822, e a importância da aclamação de D. João VI em 1818 e dos atos em seu reinado para essa conquista histórica, a Câmara dos Deputados resolveu promover um concurso sobre o assunto.

Concurso de desenho

Se você estuda entre o 5º e o 9º ano de escolas públicas ou privadas de todo o País, faça um desenho com o seguinte tema: “A aclamação de Dom João VI, a construção do Estado Brasileiro durante seu reinado e o modo como influenciaram na Independência do Brasil.”

Seu desenho será avaliado pelos seguintes critérios:

a)  adequação ao tema proposto;

b)  beleza plástica;

c)  originalidade, criatividade e conteúdo;

d)  qualidade técnica da produção.

Envie seu desenho para o Plenarinho, junto com a Ficha de Inscrição devidamente preenchida, bem como a Autorização de Divulgação e Uso de Imagem, de Voz e da Obra, assim como a Declaração de não-parentesco. Você encontra tudo aqui no edital do concurso.

Atenção! Fique atento ao prazo final: dia 6 de abril de 2018, valendo como comprovação a data do carimbo dos Correios. O endereço de envio é:

Câmara dos Deputados – Plenarinho, Anexo I, sala 1609, Brasília-DF, CEP: 70160-900.

No verso do desenho, coloque seu nome, o nome do seu responsável legal e um telefone de contato.

Cada candidato pode inscrever somente um desenho. O concurso é individual. Os desenhos devem ser feitos em papel ofício branco, no formato A4 (21cm x 29,7cm), com orientação paisagem.

Premiação

O resultado preliminar dos vencedores será divulgado no dia 25 de abril, e os candidatos que se sentirem prejudicados podem entrar com recurso contra a classificação dos trabalhos, ou sobre questões relativas ao aspecto procedimental do Concurso, até 27 de abril. No dia 2 de maio será divulgado o resultado final do concurso.

Se for o primeiro colocado, você (junto com seu responsável legal) será convidado a vir a Brasília para receber o diploma de 1º lugar, numa Sessão Solene a ser realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, em 16 de maio de 2018.

O segundo e o terceiro colocados receberão diplomas de classificação e participação. Além disso, suas escolas receberão um kit de obras produzidas pelas Edições Câmara para comporem o acervo de suas bibliotecas.

  • Ouça a matéria sobre o concurso no programa A Vez do Plenarinho:

Concurso de Vídeo

A Câmara também abriu um concurso de vídeo para estudantes, com até 18 anos incompletos, do Ensino Médio de todo o País.  O tema é “A aclamação de Dom João VI, a construção do Estado Brasileiro durante seu reinado e o modo como influenciaram na independência do Brasil”.

Para mais informações sobre o concurso de vídeo, clique aqui.

 Links úteis

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by jiuliany postado 27/12/2018 14:21

    sou professora do 1º ano de alfabetização, estive procurando e não encontrei oportunidades da participação de crianças nessa faixa etária, teria algo referente?? como faço para conseguir as revistinhas para trabalhar com meus alunos??

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos