Professores lançam livro contando a experiência em programas da Câmara

Educação para a Democracia: projetos inspiradores das professoras e professores do Brasil. Esse é o nome do livro lançado por professores que participaram do Programa Missão Pedagógica no Parlamento, em 2017. O mais legal é que vários deles, além de participarem de outros programas de educação para a democracia do Plenarinho, como o Câmara Mirim e o Escola na Câmara, também têm o hábito de trabalhar o conteúdo das revistinhas do Plenarinho com suas turmas.

Um dos organizadores do livro é o Otávio Henrique Ferreira da Silva, professor da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar – Ibirité/MG. Ele trouxe seus alunos para participar do Câmara Mirim em 2017. Ele fala que a intenção do livro é levar a formação política para as escolas e inspirar os estudantes a serem cidadãos conscientes.

A importância do Câmara Mirim

A professora Cláudia Turatti de Lima já é uma antiga conhecida dos programas do Plenarinho. Ela dá aulas na Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa, em Monte Carmelo/MG, e, em 2017, teve uma alegria a mais: o projeto de seu filho, João Otávio, foi um dos selecionados para serem discutidos no Câmara Mirim.

Cláudia participou de toda a discussão dos projetos em sala de aula, mas, na última semana, cortaram os recursos para a viagem e sua turma não pôde participar fisicamente. Ela conta no livro que seus alunos, percebendo sua tristeza, montaram uma festinha no dia do programa, ligaram a TV da escola e assistiram, ao vivo, à sessão mirim. Cláudia destaca: “o aprendizado mais importante que vi em meus estudantes foi a vontade de mudar, de mudar a escola para melhor, a sua casa, o seu bairro, a sua cidade, o seu estado.”

Aluna dá seu depoimento sobre o Câmara Mirim

Lá em Iperó/SP, a professora Yolanda Bezerra de Andrade dá aulas na Escola Municipal Profa. Zilma Thibes Mello. Ela e 20 alunos estiveram na Câmara dos Deputados para participar do Câmara Mirim 2017. Ela relembra, no livro, o entusiasmo dos estudantes que trabalharam a participação ativa na elaboração das ações, visitando ambientes aos quais não tinham acesso. Veja o depoimento de uma das alunas:

“O que dizer? 20 alunos de uma escola pública de um bairro de população carente, através de um grande esforço da nossa professora Yolanda, tivemos a oportunidade de ir até Brasília e mostrar que, mesmo vindo de classe baixa, humilde, temos o nosso valor, temos os nossos objetivos e nossas opiniões. Não temos medo de sermos expostos. Agradeço a esta professora que em momento algum desacreditou da capacidade de seus alunos. Chegamos lá! Fizemos o que tínhamos que fazer! E fizemos bonito e bem feito!”. (Bárbara Teixeira Araújo Santos).

Escola na Câmara

As turmas do professor Edgard Benício, de uma escola pública do Gama/DF participaram do programa Escola na Câmara, desenvolvido também pelo Plenarinho. O professor conta no livro que eles utilizaram o material do Plenarinho para falar sobre o ECA e sobre o tema corrupção. Com esse conteúdo, eles construíram artigos, painéis, textos e assistiram a vídeos sobre o ECA.

O Plenarinho fica feliz de ver o resultado de suas ações refletir em mais consciência e cidadania dos estudantes.

  • Para mais informações sobre o livro, visite a editora Liberars.
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