Brasil transforma esgoto em Combustível


Nome: EMILY VITÓRIA ARAÚJO BATISTA
Cidade: VERA CRUZ
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: O objetivo desse Projeto de Lei, se trata de despoluir nossos rios e melhorar o meio ambiente de uma forma geral. Com esse projeto a médio e longo prazo, teríamos uma economia substancial, na gasolina e no etanol. Teríamos uma importante força para o desenvolvimento sustentável e cumprimento das metas para redução das emissões de gases de efeito estufa.
Esse novo combustível seria monitorado por órgãos reguladores como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Seria aplicado em primeiro lugar, em carros preparados para receber o gás.
Estima-se gastar em média R$ 7,3 milhões. A maior parte, que poderíamos provisóriamente atingir 60% por parte do Governo Federal, 30% do Governo Estadual e os 10% faltantes, das empresas Estatais que já são conhecedoras dessa tecnologia, como a Sabesp.
Precisaremos de mão de obra qualificada, pois a matéria prima nós já temos, o maquinário é importado. As regras serão administradas pelos Estados e Municípios. Existirá sanção para aquele que não fizer a Prestação de Contas. Deverá ser licitado.
A princípio seria a frota do próprio Governo (ambulâncias, viaturas, carros oficiais ...) e mais tarde, poderia atingir toda a população. Principalmente porque tem uma grande parte da população que não tem rede de esgoto e com esse Projeto, dois problemas seriam resolvidos ao mesmo tempo, o de saneamento básico e o alto preço do combustível.
Justificativa: A importância desse Projeto, além de ser econômica, deixaríamos de poluir nossos rios e o nosso ar. Por exemplo: a cada litro de gasolina que emite cerca de 2,28 Kg de CO². Com a experiência, haveria uma redução de aproximadamente 1,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono com o reaproveitamento do gás. O exemplo citado da cidade de Franca/SP, ficou em 1º lugar, por 2 anos consecutivos de saneamento básico, onde tem 100% de todos os dejetos domésticos tratados. Segundo a Abiogás, o Brasil tem potencial para gerar aproximadamente 52 bilhões m³/ano de biogás, o equivalente a 115 mil GWH de energia elétrica, com o aproveitamento dos rejeitos urbanos, da pecuária e da agroindústria. Esse volume equivale a produção de quase uma Itaipu e meia e poderia abastecer 25% de toda energia consumida em 2016. Já o biometano como combustível emite 85% menos gases de efeito estufa em relação ao diesel e poderia suprir 44% da demanda do País. Já que apresentamos um problema de saneamento básico que atinge todas as partes do país, principalmente norte e nordeste. Se temos um combustível caro a ponto de ter greve geral de caminhoneiros pelo preço do combustível e o preço da energia elétrica tão alto. A solução para todos os problemas a médio e longo prazo, seria reaproveitar o esgoto de todo o país.