Inscreva seu projeto de lei no Câmara Mirim 2024!

Chegou a hora de estudantes de todo o País mostrarem que têm ótimas ideias para melhorar a vida dos brasileiros e brasileiras: estão abertas as inscrições para a 19ª edição do Câmara Mirim! 

A edição deste ano será presencial, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro (data atualizada!), em Brasília. Já está com a roupa de vir? Então saiba como participar!

O que é?

O Câmara Mirim é um programa educativo em que estudantes do ensino fundamental vivem a experiência de ser parlamentares, elaborando, debatendo e votando projetos de lei na Câmara dos Deputados.

Quem pode participar?

As inscrições são abertas a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados(as) em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.

Como participar?

Transforme sua ideia para melhorar o Brasil em um projeto de lei e envie pra gente! É só acessar o formulário e se inscrever até 30 de junho de 2024

As propostas inscritas seguirão para uma equipe de consultores legislativos, que selecionará as três melhores. Caso a sua esteja entre elas, você poderá defendê-la diante de outros(as) estudantes, como se fosse deputado(a) de verdade!

A data prevista para divulgação do resultado é 09 de agosto de 2024.

Importante: a fim de tornar o processamento dos seus dados ainda mais seguro, mudamos nosso sistema de inscrição. Agora, ao enviar sua participação, você automaticamente receberá um e-mail de confirmação, que mostrará como ficou o seu projeto de lei. Serão publicados no portal somente os projetos de lei vencedores, selecionados pela comissão julgadora.

“Mas eu nunca fiz um projeto de lei!”

Quer participar, mas não sabe por onde começar? A Tininha mostra a você como proceder!

Como são os eventos?

Os(as) autores(as) dos três projetos de lei selecionados virão a Brasília nos dias 31 de outubro e 1º de novembro (data atualizada!), a convite da Câmara dos Deputados, para defender suas ideias diante de cerca de 250 estudantes como eles(as). 

O primeiro dia é dedicado às Reuniões Mirins, quando os(as) estudantes se reúnem em plenários de comissão para analisar sugestões de melhorias ao texto original do projeto de lei. Já o segundo dia é o da Sessão Mirim: os(as) deputados(as) mirins votam nos projetos no Plenário da Câmara, palco de grandes decisões políticas do nosso país.

Ah! E sua proposta pode virar lei de verdade! Várias ideias do Câmara Mirim inspiraram deputados e estão sendo debatidas pelas Comissões da Casa

Clique aqui para acessar o regulamento completo.

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

11 Comentário(s)

  • by Emily Caroline Klinkoski postado 27/03/2024 19:09

    Eu queria muito ir pois é muito bom para conseguir melhorias

    • by Turma do Plenarinho postado 01/04/2024 13:06

      Oi, Emily!Dê uma lida no nosso regulamento e veja se pode participar! Vamos adorar! Abraços da Turma!

  • by Caroline violin de Lima Ribeiro postado 28/03/2024 21:12

    Muito bom

    • by Turma do Plenarinho postado 01/04/2024 13:08

      Olá, Caroline! Já deu uma olhadinha no regulamento? Veja se você pode se inscrever! Vamos adorar sua participação! Abraços da Turma!

  • by João ou Kilon postado 13/04/2024 00:18

    Uma dúvida se todo brasileiro Tem direito de moradia porque 65 milhões de brasileiros não tem?

  • by Márcia Rodrigus de Azevedo postado 29/05/2024 11:37

    Bom dia. Sou Márcia Professora da Câmara Mirim de Governador Celso Ramos. No formulário, nos campos: email , parentesco, responsável…pode ser os meus dados ou tem que ser de um familiar? O preenchimento do formulário será durante a aula com o meu assessoramento.

    • by Turma do Plenarinho postado 03/06/2024 15:23

      Tem que ser do familiar responsável pelo(a) estudante, Márcia! Abraços da Turma!

  • by ESTER postado 07/06/2024 17:03

    onde eu boto a minha proposta?

  • by Ana Clara postado 09/06/2024 18:03

    Oi, eu não sei se o meu formulário foi enviado.
    Como q eu posso saber se foi ou não enviado?

    • by Turma do Plenarinho postado 10/06/2024 11:46

      Quando você envia o projeto de lei, recebe automaticamente uma mensagem com o conteúdo dele no e-mail informado, Ana Clara! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos