Chegou a hora de estudantes de todo o Brasil transformarem em palavras as suas ideias para melhorar o País: estão abertas as inscrições para a 18ª edição do Câmara Mirim!
E é com grande alegria que anunciamos: esta é, também, a edição de retorno aos eventos presenciais! Não vemos a hora de voltar a ver os plenários cheios de carinhas jovens!
O que é?
O Câmara Mirim é um programa educativo em que estudantes do ensino fundamental vivem a experiência de ser parlamentares, elaborando, debatendo e votando projetos de lei na Câmara dos Deputados.
Quem pode participar?
As inscrições são abertas a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados(as) em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil.
Como participar?
Transforme sua ideia para melhorar o Brasil em um projeto de lei e envie pra gente! É só acessar o formulário e se inscrever até 02 de julho de 2023.
As propostas inscritas seguirão para uma equipe de consultores legislativos, que selecionará as três melhores. Caso a sua esteja entre elas, você poderá defendê-la diante de outros(as) estudantes, como se fosse deputado(a) de verdade!
A data prevista para divulgação do resultado é 04 de agosto de 2023.
“Mas eu nunca fiz um projeto de lei!”
Quer participar, mas não sabe por onde começar? A Tininha mostra a você como proceder!
Como são os eventos?
Os(as) autores(as) dos três projetos de lei selecionados virão a Brasília nos dias 19 e 20 de outubro, a convite da Câmara dos Deputados, para defender suas ideias diante de cerca de 250 estudantes como eles(as).
O primeiro dia é dedicado às Reuniões Mirins, quando os(as) estudantes se reúnem em plenários de comissão para analisar sugestões de melhorias ao texto original do projeto de lei. Já o segundo dia é o da Sessão Mirim: os(as) deputados(as) mirins votam nos projetos no Plenário da Câmara, palco de grandes decisões políticas do nosso país.
Ah! E sua proposta pode virar lei de verdade! Várias ideias do Câmara Mirim inspiraram deputados e estão sendo debatidas pelas Comissões da Casa.
Clique aqui para acessar o regulamento completo.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários
1 Comentário
ok
Comente!