O Plenarinho recebeu projetos pedagógicos de diversas cidades, de todas as regiões do Brasil!
As ideias para trabalhar a democracia e a representatividade em sala de aula foram tão boas que não foi fácil escolher as dez melhores! Abaixo, está a lista dos que virão para Câmara dos Deputados, trazendo seus estudantes para participar da décima segunda edição do Câmara Mirim:
Lista em ordem alfabética
1. Cinthia Maria da Conceição Bezerra Pinheiro, de João Pessoa-PB, do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, que propõe a análise do contexto histórico atual e das diversas problemáticas que têm acontecido em decorrência do desrespeito às leis e aos direitos dos cidadãos, em todos os níveis.
2. Claudia Turatti de Lima, de Monte Carmelo-MG, da Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa. Ela pretende trabalhar, com ludicidade, leis como a Constituição Federal, o ECA, Estatuto do Idoso e Código de Defesa do Consumidor, propiciando o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, o impacto das escolhas no coletivo e o aprendizado de como as leis são construídas.
3. Felipe Ricardo Lovemberger, de Joinville–SC, do Colégio Machado de Assis. Com o projeto “O jovem e o legislativo: ferramentas políticas contemporâneas”, a ideia do professor é criar um programa formativo em que estudantes que ensinam outros estudantes, partindo das atividades relacionadas ao Câmara Mirim.
4. Graça Maria Pacheco de Resende, de Sorocaba-SP, do Colégio Objetivo Sorocaba. Seu projeto busca fazer com que os adolescentes atuem na comunidade e percebam que a História está em suas mãos. Dessa forma, eles são convidados a não serem apenas críticos de um mundo conturbado, mas também a proporem alternativas para uma vida mais feliz em sociedade.
5. Iara Cardoso Ávila Ribeiro, de Ouro Branco-MG, da escola CET – Centro de Educação Tecnológico, que busca conscientizar os estudantes de que eles podem fazer a diferença e fazer com que recuperem a crença no sistema representativo.
6. Mariana Alves Guimarães, de Goiânia-GO, do Colégio Marista de Goiânia. Trata-se de um Projeto de Intervenção Social, que mobiliza os estudantes a interagir e intervir no mundo, buscando resolver problemas socioculturais e traçando objetivos ligados às experiências coletivas e pessoais.
7. Monica Ferreira da Silva Garcia, de Acará-PA, que leciona na EMEIF Boa Vista I. Ela pretende trabalhar os conceitos da democracia em paralelo com o resgate cultural e de identidade dos estudantes de áreas ribeirinhas e quilombolas.
8. Otavio Henrique Ferreira da Silva, de Contagem-MG, da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar. Ele é professor de Matemática e propõe atividades multidisciplinares com o projeto “A garotada ocupando a representação política na Câmara Mirim: oportunidade de se ampliar o conhecimento sobre orçamento público e políticas públicas”.
9. Vângela Moreira de Souza, de Brasília-DF, do Colégio Santa Rosa. Seu projeto visa ao estudo em educação financeira e fiscal, enfatizando a importância dos impostos para gestão dos recursos públicos e áreas de destinação, bem como o exercício da cidadania.
10. Yolanda Bezerra de Andrade, de Sorocaba-SP, da Escola Municipal Professora Zilma Thibes Mello. Em seu projeto, o ensino da geografia deve levar o estudante a compreensão do lugar onde ele vive e o entendimento do espaço-mundo. Portanto, insere-se a questão da cidadania dos alunos no próprio lugar de vivência deles.
Parabéns a todos e bem-vindos ao Câmara Mirim 2017! Este é somente o início de uma jornada inesquecível de cidadania, para estudantes, professores e também suas comunidades!
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