Professores no Câmara Mirim 2017: saiu o resultado!

Ilustração. Letras brancas estão espalhadas sobre o fundo azul. Dentro de um quadro verde de giz, no centro da imagem, dois professores, com os braços levantados, comemoram. O homem tem cabelos castanhos que juntam com sua barba. Veste camiseta laranja, cinto marrom e calça azul. Sobre a roupa, usa um jaleco branco de mangas curtas. Ao seu lado direito está uma mulher de cabelos loiros bem curtos. Usa óculos pretos arredondados. Embaixo do jaleco branco de mangas longas, veste camiseta verde e calça azul.

O Plenarinho recebeu projetos pedagógicos de diversas cidades, de todas as regiões do Brasil!

As ideias para trabalhar a democracia e a representatividade em sala de aula foram tão boas que não foi fácil escolher as dez melhores! Abaixo, está a lista dos que virão para Câmara dos Deputados, trazendo seus estudantes para participar da décima segunda edição do Câmara Mirim:
Lista em ordem alfabética
1. Cinthia Maria da Conceição Bezerra Pinheiro, de João Pessoa-PB, do Colégio da Polícia Militar Estudante Rebeca Cristina Alves Simões, que propõe a análise do contexto histórico atual e das diversas problemáticas que têm acontecido em decorrência do desrespeito às leis e aos direitos dos cidadãos, em todos os níveis.
2. Claudia Turatti de Lima, de Monte Carmelo-MG, da Escola Estadual Coronel Virgílio Rosa. Ela pretende trabalhar, com ludicidade, leis como a Constituição Federal, o ECA, Estatuto do Idoso e Código de Defesa do Consumidor, propiciando o conhecimento dos direitos e deveres dos cidadãos, o impacto das escolhas no coletivo e o aprendizado de como as leis são construídas.
3. Felipe Ricardo Lovemberger, de Joinville–SC, do Colégio Machado de Assis. Com o projeto “O jovem e o legislativo: ferramentas políticas contemporâneas”, a ideia do professor é criar um programa formativo em que estudantes que ensinam outros estudantes, partindo das atividades relacionadas ao Câmara Mirim.
4. Graça Maria Pacheco de Resende, de Sorocaba-SP, do Colégio Objetivo Sorocaba. Seu projeto busca fazer com que os adolescentes atuem na comunidade e percebam que a História está em suas mãos. Dessa forma, eles são convidados a não serem apenas críticos de um mundo conturbado, mas também a proporem alternativas para uma vida mais feliz em sociedade.
5. Iara Cardoso Ávila Ribeiro, de Ouro Branco-MG, da escola CET – Centro de Educação Tecnológico, que busca conscientizar os estudantes de que eles podem fazer a diferença e fazer com que recuperem a crença no sistema representativo.
6. Mariana Alves Guimarães, de Goiânia-GO, do Colégio Marista de Goiânia. Trata-se de um Projeto de Intervenção Social, que mobiliza os estudantes a interagir e intervir no mundo, buscando resolver problemas socioculturais e traçando objetivos ligados às experiências coletivas e pessoais.
7. Monica Ferreira da Silva Garcia, de Acará-PA, que leciona na EMEIF Boa Vista I. Ela pretende trabalhar os conceitos da democracia em paralelo com o resgate cultural e de identidade dos estudantes de áreas ribeirinhas e quilombolas.
8. Otavio Henrique Ferreira da Silva, de Contagem-MG, da Escola Municipal Maria das Mercês Aguiar. Ele é professor de Matemática e propõe atividades multidisciplinares com o projeto “A garotada ocupando a representação política na Câmara Mirim: oportunidade de se ampliar o conhecimento sobre orçamento público e políticas públicas”.
9. Vângela Moreira de Souza, de Brasília-DF, do Colégio Santa Rosa. Seu projeto visa ao estudo em educação financeira e fiscal, enfatizando a importância dos impostos para gestão dos recursos públicos e áreas de destinação, bem como o exercício da cidadania.
10. Yolanda Bezerra de Andrade, de Sorocaba-SP, da Escola Municipal Professora Zilma Thibes Mello. Em seu projeto, o ensino da geografia deve levar o estudante a compreensão do lugar onde ele vive e o entendimento do espaço-mundo. Portanto, insere-se a questão da cidadania dos alunos no próprio lugar de vivência deles.

Parabéns a todos e bem-vindos ao Câmara Mirim 2017! Este é somente o início de uma jornada inesquecível de cidadania, para estudantes, professores e também suas comunidades!

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos