Athos Bulcão

Ilustração. Fundo azul com várias formas geométricas. O centro está Athos Bulcão. Ele veste um paletó azul escuro com vários quadradinhos e em cada um tem um pássaro em tom de azul claro e por dentro usa uma blusa azul em tom claro de azul.

Nascido no bairro do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918, Athos Bulcão foi um grande artista brasileiro. Desde pequeno sonhava com o universo da arte, suas irmãs o levavam constantemente ao teatro. Por outro lado, o sonho de seu pai era que ele se tornasse médico. O carioca chegou a cursar medicina, porém desistiu, pois o desejo de viver para a arte falou mais alto.

Athos Bulcão iniciou sua carreira ao lado de Cândido Portinari, em um trabalho com o painel São Francisco de Assis, na igreja da Pampulha em Minas Gerais, onde aprendeu sobre cores e desenhos.

Athos Bulcão & Brasília

Brasília foi a tela escolhida pelo artista para encantar a todos com a sua arte. Não tem como não admirar e se apaixonar por suas obras espalhadas por todos os cantos da capital federal. Elas estão presentes no parque da cidade, nos painéis em azulejos azuis da igrejinha Nossa Senhora de Fátima, na torre de TV e até mesmo aqui na Câmara dos Deputados, além de vários outros lugares, onde moradores e turistas têm o privilégio de conviver com tanta beleza. São, ao todo, aproximadamente mais de 260 trabalhos de Athos Bulcão espalhados por Brasília.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Ingrid Laís de Oliveira postado 06/07/2018 09:30

    Muito boa iniciativa do site em promover tal conhecimento!

    • by Turma do Plenarinho postado 10/07/2018 17:12

      Oi, Ingrid!! Ficamos felizes com sua mensagem. Venha sempre navegar por aqui. Abraço da Turma

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos