Disseminando a cultura indígena.


Nome: CEMIRLENE PARAVA MENDES
Cidade: Cuiabá
Tema: Educação
Conteúdo: Estabelece-se a criação do programa de disseminação da cultura indígena nas escolas públicas brasileiras contemplando toda a educação básica.
O programa de disseminação da cultura indígena será implementada nas escolas públicas de ensino básico do nosso país.
O programa de disseminação da cultura indígena será realizado através da parceria com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que disponibilizará os responsáveis pela realização das palestras.
Cabe às escolas públicas que receberão o programa, disponibilizar o espaço físico para realização das palestras.
Os custos relativos a implementação do programa, deverão ser retirados do orçamento do Ministério da Cultura.
Justificativa: Durante o nosso processo de reflexão, se levássemos em consideração os conhecimentos que temos sobre a cultura indígena, será que realmente saberíamos sobre o povo que compõem a nossa origem? De acordo com o censo de 2011, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem em nosso território 817,9 mil índios compondo os atuais duzentos e sete milhões de habitantes do Brasil. Como indígena e estudante do nono ano, sinto-me profundamente desprovida de informações sobre a minha cultura no ambiente escolar. Ante o exposto, este projeto de lei visa a realização de palestras educativas em escolas públicas com o intuito de apresentar a musicalidade, histórias, os artesanatos e tradições dos povos indígenas, com o intuito de promover conhecimento e resgaste da nossa ancestralidade. Como objetivos principais, apresento-lhes: • Resgata da cultura dos povos indígenas; • Refletir sobre o não extermínio das tradições indígenas; • O não extermínio dos patrimônios materiais e imateriais de cada povo que, por sua vez, também é do Estado. • Aos estudantes propiciar o conhecimento e saber da importância do povo que compõem a nossa origem. • O reconhecimento na prática da lei voltada para as escolas públicas sobre os conhecimentos dos povos indígenas.