Dia da Pátria

Ilustração. Fundo verde, amarelo e azul, intercalados de tiras diagonais brancas. Ao contro, Edu e Vital seguram a bandeira do Brasil. Légis tocar corneta. Ao lado de Légis, Xereta e Cida. Ao lado de Vital, Adão e Zé tocam instrumentos musicais como se estivessem numa banda.

No dia 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro deu início a uma nova etapa da história do Brasil. Por isso, a data é celebrada com grandes desfiles militares e de outras manifestações de patriotismo. Quer saber como tudo aconteceu?

O início

Contam os livros de História que o processo da proclamação da independência do Brasil começou com a chegada da Corte Portuguesa ao País, no ano de 1808. Vieram para cá, fugindo da invasão francesa. Ainda no mês do desembarque, Dom João abriu os portos a outros países, que ele considerava “amigos” – que acabou com o Pacto Colonial, um acordo de exclusividade comercial entre colônia e metrópole. O que fosse produzido no Brasil, não podia ser vendido a outras nações. Ele também fundou o Banco do Brasil e criou o Jardim Botânico.

Em 2015, sete anos depois do desembarque, aqui já existiam também a Academia Militar, Academia da Marinha, a Biblioteca Real e a Imprensa Régia. Nesse mesmo ano, Dom João deu ao Brasil o título de Reino Unido a Portugal e Algarves. Com esta decisão, a monarquia portuguesa podia ser representada no Congresso de Viena, na Áustria, onde ocorreria a reorganização do mapa político da Europa, depois que o exército russo derrotou Napoleão Bonaparte.

Independência ou morte

Em 1822, Dom Pedro, que já não concordava com as decisões do pai para o Brasil, decide desobedecer a Constituição Portuguesa e convoca a primeira Assembléia Constituinte Brasileira. Depois de declarar que as tropas portuguesas que desembarcassem no Brasil seriam consideradas inimigas, o príncipe regente resolveu assinar o Manifesto às Nações Amigas, escrito por José Bonifácio, o Patriarca da Independência. O manifesto confirmou o rompimento com as cortes constituintes de Lisboa e a independência do Brasil assegurada, “mas como reino irmão de Portugal”. Os portugueses, no entanto, não aceitaram a convocação da Assembleia Constituinte Brasileira e exigiram a volta de Dom Pedro a Portugal.

O príncipe não acata a decisão do parlamento português e acaba proclamando a independência do Brasil no dia 7 de setembro. Assim foi concretizada a separação política entre Brasil e Portugal. Em outubro de 1822, o príncipe é aclamado imperador e, dois meses depois, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, com o título de Dom Pedro I, Imperador do Brasil.


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos