Muito prazer, Mercosul!

 

Nós fazemos parte do Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco criado em março de 1991, com o objetivo de promover uma integração econômica entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Em 2012, a Venezuela aderiu ao bloco (mas atualmente está suspensa por descumprimento do Protocolo de Adesão e da Cláusula Democrática) e a Bolívia está em processo de adesão. Os demais países sul-americanos estão vinculados ao Mercosul como Estados Associados. A união aconteceu para fortalecer o comércio entre as nações, criando uma situação econômica mais uma situação mais competitiva no mercado internacional.

O mesmo aconteceu quando os países europeus criaram o Mercado Comum Europeu. Eles estavam interessados em formar um mercado muito grande para seus produtos. Portugal poderia vender para a Dinamarca sem a cobrança de impostos, e a França poderia mandar seus produtos para a Alemanha da mesma forma. Esses são só alguns exemplos do que é um bloco econômico. Os países exportam os seus produtos para outros integrantes do bloco como se estivessem vendendo dentro de seu próprio mercado. Sem taxas, impostos ou tarifas. Desta forma, todos ficam mais fortes e saem ganhando.

Como funcionam os blocos econômicos

Os blocos econômicos se caracterizam como zonas de livre comércio. Nessas zonas, os países-membros estabelecem a redução ou a eliminação de impostos e taxas nas relações comerciais de compra e venda entre si. O que não acontece nas compras e vendas de mercadorias com outros países não integrantes do bloco econômico. Esse acordo, além de facilitar a economia interna dos países, também regulamenta o comércio entre países-membros com nações de fora do bloco.

Outros blocos

Existem no mundo várias associações de países que criaram formas para obter vantagens econômicas. Ou seja: regras que valem para beneficiar os que fazem parte desses grupos. Essas associações são conhecidas no mundo da economia de blocos econômicos. O primeiro deles surgiu na Europa em 1957, com a criação da Comunidade Econômica Européia (CEE), atual União Européia (UE). Mas a ideia de ter esse tipo de associação só se fortaleceu mesmo nos anos 90, com o fim da Guerra Fria. Na América, os principais blocos econômicos são: o Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), o Mercosul, o Pacto Andino e o Caricom (Comunidade do Caribe). Na Europa, existem a União Européia (EU) e a Comunidade dos Estados Independentes (CEI); na África, há o SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral); na Ásia, o ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático). Também tem o bloco transcontinental Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que reúne países da América e da Ásia; e, abrangendo toda a América, a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).

Vantagens do Mercosul

Em 1995, criou-se a zona de livre comércio – um mercado consumidor formado por mais de 280 milhões de pessoas, com uma área total de 12,8 milhões de km². O Mercosul tem sede administrativa em Montevidéu (capital do Uruguai) e um PIB de US$ 2,79 trilhões! O PIB, sigla de Produto Interno Bruto, representa a soma (em dinheiro) de toda a produção econômica de um país durante um determinado período.

Outra coisa superimportante: as duas maiores bacias hidrográficas do mundo – a do rio Prata e a do rio Amazonas – estão na área do Mercosul. E elas podem se tornar dois grandes trunfos (vantagens) nas negociações com outros blocos econômicos. Isso porque, como você já está careca de saber, água é vida, uma preciosidade sem preço. E não podemos nos esquecer da Amazônia.

Além disso, os cidadãos do bloco não precisam de passaporte ou visto para circular entre os países, basta a carteira de identidade nacional ou outro documento válido. Também existe um acordo que permite morar e trabalhar em outro país, além de ter regras específicas para o reconhecimento de estudos, certificados e diplomas.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos