Quanto pesa sua mochila?

Ilustração. Adão está no centro da imagem sobre o fundo quadriculado em tons de azul. Adão se esforça para colocar a mochila pesada nas costas.

Qual o peso da sua mochila? Se anda muito pesada, é hora de tirar dela os materiais desnecessários para não ter problemas no futuro.

Alguns fisioterapeutas ensinam que a proporção ideal entre o peso do corpo e o peso da mochila deve ser, no máximo, 10% do peso total do nosso corpo. Por exemplo, se você pesa 35 kg, o peso de sua mochila não pode passar de 3,5 kg.

Outra coisa importante é o jeito de carregar a bolsa: a altura tem que estar o mais perto possível da altura dos ombros, e ela deve ser do tamanho das suas costas. A mochila de rodinha é uma opção, mas deve ser puxada da forma correta, que é ao lado do corpo – para evitar a rotação da coluna.

E lembre-se: a mochila nunca deve ser carregada em um ombro só!

Dicas para carregar a mochila sem dor nas costas

  • Alças largas para distribuir o peso nos ombros.
  • Fita que liga as alças na altura do peito para evitar que a mochila fique balançando.
  • A largura da mochila não pode exceder os limites dos seus ombros.
  • A mochila deve ter a parede mais rígida para dar apoio às costas.
  • A altura da mochila não deve passar de 5 cm abaixo da linha da cintura.
  • Idealmente as mochilas maiores devem ter uma faixa abdominal de apoio para distribuir o peso nos quadris.

Postura ao sentar

Os fisioterapeutas também entram em sala de aula para ensinar os alunos a cuidar da postura. O jeito correto de sentar é encaixar o bumbum mais atrás da cadeira, onde tem um espacinho que foi feito para isso.

Escute aqui o programa de rádio que preparamos sobre os males do peso na mochila:

Roteiro

LOC: Pedro era o fortão da turma. Estava sempre se exibindo na escola. Por isso, ganhou o apelido de Gigante.  Sua mochila era a maior de todas. Parecia que levava toda a sua casa dentro dela. Lá não estavam apenas os livros, mas o skate, o boné e até o lanche.

MENINA1: Ei, gigante, eu li que a gente não pode carregar muito peso na mochila. Você pode arrumar uma baita dor nas costas.

GIGANTE: Eu, hein, que papo chato! Se eu quiser, eu carrego ainda mais coisas e em um ombro só. Não é à toa que me chamam de gigante.

MENINA1: Tá bom, depois não diga que não avisei…

LOC: Certo dia, Pedro não apareceu na escola. Marina resolveu então passar na casa de Pedro para ver o que estava acontecendo.

GIGANTE: As minhas costas estão doendo muito. Não consegui ir para a escola hoje.

MENINA1: Eu disse! Sabia que aquele peso todo na sua mochila não ia ser uma boa ideia…

GIGANTE: É… você estava certa… de que adianta ser forte, se agora estou aqui de molho?  Já tirei meu skate e algumas coisas da mochila. Não quero sentir essa dor nunca mais!

LOC: É, carregar tanto peso assim pode ser perigoso… para saber mais sobre o risco de carregar mochila pesada, visite Plenarinho.leg.br

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos