Garantir igualdade e equidade de gênero no mercado de trabalho


Nome: Victor Enzo Bilaqui
Cidade: catanduva
Tema: Direitos da Mulher
Conteúdo: O projeto de lei tem como objetivo principal avançar na igualdade e equidade de gênero.
É de responsabilidade do governo federal através de regulamentação legal garantir: § o salário será igual para todos os sexos
Caberá ao Ministérios do Trabalho garantir através de rigorosa fiscalização o valor pago aos funcionários de acordo com a profissão e não do sexo.
Os recursos necessários serão funcionários alocados em posto do Ministério do Trabalho em todo território brasileiro.
A empresa que descumprir a regra será autuada e pagará multa 10x o valor do salário desigual para a mesma função. E o dinheiro recebido das multas será revertido para casa de proteção as mulheres mais próximas.
Justificativa: Eu estava fazendo um trabalho escolar sobre a igualdade social E me interessei muito pelo assunto e resolvi pesquisar mais afundo e percebi que a mulher tem menos voz tanto na política quanto na sociedade mais também tem a desigualdade do homem por isso criei o meu projeto para tentar alterar a desigualdade. O mercado de trabalho brasileiro mostra que as mulheres ainda têm um longo caminho a percorrer para obter o mesmo reconhecimento que os homens. Pesquisa realizada pelo site de empregos Catho neste ano com quase 8 mil profissionais mostra que elas ganham menos que os colegas do sexo oposto em todos os cargos, áreas de atuação e níveis de escolaridade pesquisados a diferença salarial chega a quase 53%. Além disso, mulheres ainda são minoria ocupando posições nos principais cargos de gestão, como diretoria, por exemplo. Por isso o meu projeto de lei irá fazer com que as mulheres e homens tenham os mesmos salários dentro das mesmas funções. É preciso uma ação forte e constante do poder público afim de contribuir com a igualdade e equidade de gênero dentro do mundo do trabalho. Acredito que o meu projeto possa trazer para o debate a importância da mulher no mercado de trabalho e de também do respeito e compreensão que os homens precisam desenvolver neste universo, que ainda é tão machista.