Saúde preventiva como qualidade de vida.


Nome: Lucas Basilio de Almeida
Cidade: Catanduva
Tema: Saúde
Conteúdo: O objetivo dessa lei é estimular a saúde preventiva em todo território nacional.
Funcionários de postos de saúde irão colher dados e fazer a triagem afim de fornecer dados para execução da saúde preventiva de acordo com a necessidade.
Caberá ao Ministério da Saúde através da secretaria estadual e municipal de saúde executar de forma quantitativa e qualitativa o programa de saúde preventiva.
Cada secretaria municipal de saúde deverá ter dados para averiguar o impacto da saúde preventiva nas respectivas regiões onde ela acontece.
A saúde preventiva pode ser com nutrição adequada, atividades físicas direcionadas, vacinas em dia e outros que o profissional da saúde achar importante.
Justificativa: O que me motivou a fazer esse projeto de lei foi a preocupação com os hospitais que estão sempre cheios e muitas vezes as doenças são corriqueiras que decorreram de ausência de cuidados e informações. Usando a medicina preventiva, hospitais e unidades de emergência conseguirão dar maior atenção aos casos de maior gravidade, como acidentes, por exemplo. A medida também reduz a chegada de pacientes por causa de doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão. Faço a observação que a medicina preventiva também impactará na redução de gastos da saúde pública. Uma nação tem que zelar pela saúde de seu povo, e cuidar das pessoas é uma obrigação do estado, da sociedade, portanto ter a medicina preventiva é questão de políticas públicas federal, estadual e municipal. Acredito que o meu projeto de lei será benéfico para as pessoas que assim como eu já ficaram horas e horas nas filas de hospitais para tratar de uma doença que pode ser evitada com saúde preventiva.