Sacolas de lixo orgânico e reciclado no DF


Nome: Catarina Toscano Paulichi Battaglia Custódio
Cidade: Brasília
Tema: Segurança
Conteúdo: Será obrigatório o uso e comercialização de sacolas de plástico separadas em orgânico (cor cinza) e reciclado (cor verde), visando uma boa reutilização de resíduos secos para a reciclagem, melhorando, assim, a maneira como a sociedade do DF encara o descarte de materiais. A lei destina-se para a sociedade do Distrito Federal como um todo, com o objetivo de atingir um maior bem-estar social.
A lei deverá ser fiscalizada pelo governo federal e governador, sendo obrigatória em todo o Distrito Federal.
Para que a regra seja cumprida, é necessário o engajamento estatal, o aviso prévio à população e a campanha que dê bases ao projeto (usar a mídia e meios de comunicação influentes, como jornais regionais, para informar as pessoas).
Será necessário tornar obrigatório o uso de sacolas separadas por cor em estabelecimentos comerciais e afins. A produção de sacolas práticas continuará a mesma, o único fator que deverá ser alterado é a cor do plástico utilizado.
Justificativa: Essa regra, ao se tornar vigente, auxiliará a população no quesito do destino do lixo, algo que interfere diretamente no cotidiano social. As sacolas, ao serem diferenciadas por cor, facilitarão o entendimento do que são os resíduos secos e reciclados e o que são os resíduos orgânicos. Dessa forma, a sociedade do DF entenderá que o descarte do lixo não é algo sem importância, visto que o futuro do meio ambiente e do planeta como um todo está também em nossas mãos.