INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO A ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES, SUPERDOTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES ESPECÍFICAS ACIMA DO ESPERADO PARA SUA FAIXA ETÁRIA/ANO


Nome: Vitória Machado de Souza Teixeira Alves
Cidade: AFONSO CLÁUDIO
Tema: Educação / Cultura
Conteúdo: Toda criança que possua altas habilidades, super dotação e desenvolvimento de habilidades específicas acima do esperado para sua faixa etária/ano deverá ter atendimento especializado da Educação Infantil ao Ensino Médio na rede pública e privada.
Será de competência dos órgãos educacionais federais, estaduais e municipais respectivamente a competência de implantação da lei e da fiscalização para a garantia de resultados eficientes.
Para que seja implantada com sucesso é necessário que haja investimento em recursos material e pessoal de qualidade (tecnologia, formação e avaliação de profissionais ...)
Os recursos poderão ser obtidos através de verbais específicas já existentes para serem aplicadas na Educação Especial, bem como recursos próprios da escola e doações recebidas da comunidade (pessoas físicas ou jurídicas).
Para o aprimoramento de tais habilidades os alunos deverão ser atendidos em horário normal de aula com profissional de apoio especializado em cada disciplina, bem como com horário no contra turno em sala de atendimento especializado com avaliações constantes para que o mesmo seja avançado quando adquirir as habilidades e competências necessárias para tanto.
Justificativa: Torna-se importante atentar para os alunos que apresentam tais características no seu curso de aprendizagem pois hoje há uma grande preocupação quando aos alunos de baixo rendimento, e isso acaba nivelando a educação por baixo, ocasionando uma desmotivação naqueles que estão mais avançados. Deixar que alunos destaques percam a motivação por sua formação/habilidade é deixar que se percam profissionais de qualidade. Assim perderemos em saúde, tecnologia, educação, qualidade de vida...