Plenarinho 15 Anos – História do Eleitor Mirim

Ilustração com fundo azul. No centro, uma forma geométrica amarela com as palavras "Eleitor Mirim" no centro e a imagem de uma urna eletrônica acima das palavras. Em volta da forma geométrica estão os personagens da Turma do Plenarinho. Cada um deles tem uma urna eletrônica na frente e todos votam e sorriem.

Quem disse que criança não vota? Desde 2006, a cada quatro anos, o Plenarinho promove eleições mirins, com direito a campanha eleitoral e tudo mais! E o que é melhor: os candidatos são criados pela galera!

No início do ano eleitoral, os professores são selecionados para participar do programa Eleitor Mirim. Durante todo o primeiro semestre, eles trabalham com suas turmas conceitos como democracia, voto, representação e cidadania. Então, em agosto, os alunos criam seus candidatos, com direito a partido, slogan e plataforma política.

Entre o primeiro e o segundo turno, o Plenarinho publica uma urna virtual em que todos podem votar, igualzinha à da eleição de verdade.

Linha do tempo

2006 – Eleição do presidente da República das Crianças Felizes

Vencedor: Zé Plenarinho

————————————

2008 – Eleição para prefeito de Plenarópolis

Vencedor: Bombeiro Sálvio, com 2.621 votos

————————————

2010 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Início da participação dos estudantes na criação dos candidatos

Vencedor: Super Ary, do PP – Partido do Perfume (criado pela turma da professora Elaine Fachini, da Escola Estadual Prof. Ary Bocuhy, de Araçatuba/SP)

————————————

2012 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Implantação da Cartilha do Eleitor Mirim

Vencedor: Amancinho, do VSM – Viver Sem Medo (criado pela turma da professora Maria Aparecida Miranda dos Santos, da Colégio Estadual Amâncio Moro, de Corbélia/PR)

————————————

2014 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Vencedora: Felicinha, PCF – Partido Criança Feliz (criada pela turma da professora Sueny dos Santos Lira Costa, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins/TO)

————————————

 2016 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Vencedor: Honestinho, do PHI – Partido da Honestidade Infantil (criado pela turma da professora Fabiane Bispo, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins/TO)

————————————

2018 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Vencedor: Justinho, do PRJ – Partido da Renovação Jovem (criado pela turma da professora Meriellen Colares, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini, de Corupá/SC)

————————————

2022 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Vencedora: Maristela, a Galinha Estilosa, do Partido do Ovo e da Galinha (POG), personagem da revistinha Um Mundo sem Regras.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

1 Comentário

  • by Sérgio Gabriel postado 06/08/2022 22:16

    Meu comentário é que eu adorei o que que os deputados fizeram para as crianças seus pensamentos são deputadas para as crianças Ah mas criança demais adorar essa ideia de ser deputado

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos