Plenarinho 15 Anos – História do Eleitor Mirim

Ilustração com fundo azul. No centro, uma forma geométrica amarela com as palavras "Eleitor Mirim" no centro e a imagem de uma urna eletrônica acima das palavras. Em volta da forma geométrica estão os personagens da Turma do Plenarinho. Cada um deles tem uma urna eletrônica na frente e todos votam e sorriem.

Quem disse que criança não vota? Desde 2006, a cada dois anos, o Plenarinho promove eleições mirins, com direito a campanha eleitoral e tudo mais! E o que é melhor: os candidatos são criados pela galera!

No início do ano eleitoral, os professores são selecionados para participar do programa Eleitor Mirim. Durante todo o primeiro semestre, eles trabalham com suas turmas conceitos como democracia, voto, representação e cidadania. Então, em agosto, os alunos criam seus candidatos, com direito a partido, slogan e plataforma política.

Entre o primeiro e o segundo turno, o Plenarinho publica uma urna virtual em que todos podem votar, igualzinha à da eleição de verdade.

Linha do tempo

2006 – Eleição do presidente da República das Crianças Felizes

Total de votos: Não registrado

Vencedor: Zé Plenarinho

————————————

2008 – Eleição para prefeito de Plenarópolis

Número de votos: 5.332

Vencedor: Bombeiro Sálvio, com 2.621 votos

————————————

2010 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Início da participação dos estudantes na criação dos candidatos

Total de votos: 14.193

Vencedor: Super Ary, do PP – Partido do Perfume (criado pela turma da professora Elaine Fachini, da Escola Estadual Prof. Ary Bocuhy, de Araçatuba/SP)

————————————

2012 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Implantação da Cartilha do Eleitor Mirim

Total de votos: 43.956

Vencedor: Amancinho, do VSM – Viver Sem Medo (criado pela turma da professora Maria Aparecida Miranda dos Santos, da Colégio Estadual Amâncio Moro, de Corbélia/PR)

————————————

2014 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Total de votos: 38.408

Vencedora: Felicinha, PCF – Partido Criança Feliz (criada pela turma da professora Sueny dos Santos Lira Costa, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins/TO)

————————————

 2016 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Total de votos: 13.010

Vencedor: Honestinho, do PHI – Partido da Honestidade Infantil (criado pela turma da professora Fabiane Bispo, da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins/TO)

————————————

2018 – Eleição para deputado federal por Plenarópolis

Total de votos: 19.401

Vencedor: Justinho, do PRJ – Partido da Renovação Jovem (criado pela turma da professora Meriellen Colares, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Pasqualini, de Corupá/SC)

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos