Institui nas Escolas do Brasil a Campanha Permanente de Conscientização do Sofrimento Mental na Infância e na Adolescência


Nome: Nataly de Oliveira Costa
Cidade: BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Tema: Educação / Cultura| Saúde
Conteúdo: Fica Instituída no âmbito das escolas do Brasil a Campanha Permanente de Conscientização do Sofrimento Mental na Infância e Adolescência.
Professores deverão avaliar o comportamento de seus alunos - em notando mudança brusca de comportamento, deverão comunicar a direção da instituição de ensino para que os mesmos comuniquem uma equipe destacada em conjunto pelas Secretarias de Educação e Saúde.
O Executivo Municipal de cada cidade poderá nomear uma equipe de profissionais integrantes do quadro de servidores da Prefeitura Municipal vinculados ao tema da depressão para executarem a campanha e analisarem os relatórios de alunos com quadro de Sofrimento Mental em potencial.
O Poder Executivo poderá promover por meio do Fundo da Educação.
Justificativa: No Brasil vemos a cada dia mais notícias de crianças e adolescentes que tiram a própria vida devido ao sofrimento mental. Assim, é necessário criar políticas públicas para minimizar esse problema, que infelizmente é uma realidade em todos os municípios brasileiros. O sofrimento mental, também conhecido como depressão, é o transtorno de humor que se caracteriza basicamente por tristeza, associados e transtornos de sono, de alimentação e somáticos. As crianças que passam por sofrimento mental são tímidas, fogem da companhia dos demais, não jogam, não têm confiança em si mesmas, o que pode levá-las, inclusive ao suicídio. Podemos considerar também que a pandemia de Covid-19 provocou o aumento global em distúrbios como a depressão e a ansiedade. É o que revela um estudo publicado no periódico científico The Lancet, Segundo a pesquisa, foram 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade em 2020.