A construção do Congresso Nacional

Ilustração em preto e branco. Ao fundo, vê-se o Congresso Nacional. Na frente, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, ambos vestindo terno, camisa branca e gravata preta, olham para o prédio. Oscar está com as mãos cruzadas na frente da cintura. Ele tem cabelos escuros, sobrancelhas grossas. Lúcio Costa é careca, tem cabelos apenas nas laterais da cabeça e tem um bigode espesso. Ele está com as mãos cruzadas atrás das costas.

O Palácio do Congresso Nacional foi criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1958. Ele contou que, quando o presidente Juscelino Kubitschek o procurou e pediu que o ajudasse na construção da nova capital, ficou entusiasmado. Sobre o edifício imponente, que chama atenção por causa das cúpulas voltadas para baixo (o Senado Federal) e para cima (a Câmara dos Deputados), Niemeyer disse: “Quando alguém vai a Brasília, eu pergunto se viu o Congresso Nacional. Pergunto depois se gostou, se achou que o projeto era bom, certo de que ela podia ter gostado ou não, mas nunca podia dizer que tinha visto antes coisa parecida”.

Cálculos e Projeções de Niemeyer

O tempo era curto e os prazos, inadiáveis. Duas visitas, algumas medições e uma conta de multiplicar: nascia assim a medida exata do novo edifício que hoje abriga a “casa das leis brasileiras”: o Palácio do Congresso Nacional. Do Palácio Tiradentes, sede da Câmara, e do Monroe, sede do Senado, saíram os números de que o jovem e talentoso arquiteto carioca precisava: as dimensões físicas do novo prédio do Congresso Nacional no Planalto Central. Incumbido da obra, Oscar Niemeyer visitou as duas sedes cariocas, fez os cálculos e a conta que multiplicou por três. Assim não faltaria espaço para que o Parlamento pudesse crescer com a nova capital.

Veja um vídeo sobre Brasília e o Congresso Nacional


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

8 Comentário(s)

  • by Emilly postado 20/09/2018 13:38

    me ajudou bastante na aula de artes é muito bom esse site recomendo

    • by Turma do Plenarinho postado 21/09/2018 11:23

      Que legal, Emilly! Você não imagina como ficamos felizes com a sua mensagem!! Abraço da Turma

  • by rebeca postado 22/04/2019 19:34

    muito obrigada pessoal me ajudou bastante em um trabalho

    • by Turma do Plenarinho postado 23/04/2019 13:13

      Que bom, Rebeca! A gente fica muito feliz em saber! Abraços da Turma!

  • by Marcelo postado 13/06/2019 00:06

    Este site é muito bom ajudou muito em um trabalho de geografia que eu tinha que fazer!

    • by Turma do Plenarinho postado 13/06/2019 11:14

      Que bom que ajudou você, Marcelo! Nosso objetivo é esse mesmo: ajudar a galera a aprender se divertindo! Abraços da Turma!

  • by Arthur postado 26/06/2019 00:01

    Adorei o site. Me ajudou muito

    • by Turma do Plenarinho postado 26/06/2019 12:48

      Que bom saber disso Arthur! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos