Crianças na cozinha, por que não?

Ilustração. O fundo é vermelho e sobre ele estão espalhados desenhos de pedaços de melancia também em tons de vermelho. No centro da imagem, Cida está em pé virada para o lado direito da imagem. Ela segura com uma das mãos um pano quadriculado vermelho e branco que está em volta do cabo de uma panela e com a outra mão, segura uma colher. A panela está cobre um fogão quadrado azul.

Você já ouviu alguém dizer: “Cozinha não é lugar de criança!”? Claro! E várias vezes, não? Mas a Turma do Plenarinho não concorda com isso. Ela aposta que, dando chance à galera de entrar na cozinha, boas surpresas virão!

Preparem-se, garotas e garotos, para invadir a cozinha de suas casas. A seguir, dicas e receitas para experiências inesquecíveis e saborosas!

E não se esqueça de um detalhe: use e abuse de sua criatividade porque cozinha é um espaço de aprendizagem. E como toda arte, culinária, que é a arte de cozinhar, tem seus mistérios, seus segredos e sua ciência. Vamos lá desvendar tudo isso.

Curiosidades

Você sabia que enquanto você está seguindo uma receita, sem perceber, vai experimentando diversas áreas do conhecimento? É verdade, galera! A matemática é um exemplo. Quando você mede ou pesa um ingrediente utiliza conceitos relacionados às unidades de medida de volume e peso. Enquanto você espera o forno cozinhar uma determinada mistura, é necessário observar o relógio e calcular o tempos exato para não comer cru e nem queimado.

Segundo pesquisa elaborada por psicólogos infantis, o ato de criar cozinhando trabalha a concentração, a organização, a autonomia, a voracidade, a capacidade de esperar, o desenvolvimento do paladar e, principalmente, da autoestima. Além disso, pode despertar na criança desde cedo cuidados com higiene, com o que ela põe dentro de seu corpo e a experiência de testar seus quitutes.

Outro fator benéfico é a própria leitura da receita, uma excelente ferramenta para conhecer novas palavras e ampliar o conhecimento do vocabulário. Sem falar nos ingredientes que a criança passa a conhecer e que permitem equilibrar os nutrientes e vitaminas para obter um prato saudável e nutritivo.

Cozinhar é ainda uma aventura pela cultura mundial! Aprendemos sobre os hábitos e costumes dos povos que inventaram aquela receita, recuperamos a história dos antepassados e seus pratos típicos e descobrimos os vegetais, frutas e animais que cada região produz. Portanto, cozinhar pode ser um motivo de diversão familiar.

Organização

Antes de tudo, é preciso ter alguns cuidados e um mínimo de organização:

  • Lave bem as suas mãos;
  • Use avental, assim você evita manchar a sua roupa;
  • Para os que têm cabelos longos, é bom prendê-los (ninguém fica muito feliz quando encontra um fio de cabelo na comida, não é mesmo?);
  • Tenha o livro de receitas em mãos;
  • Faça uma leitura prévia da receita;
  • Separe todos os ingredientes e os equipamentos necessários: vasilhas, xícaras, colheres, formas e recipientes que serão utilizados.

Cuidados

Lembre-se que, com fogo não se brinca. Peça ajuda aos adultos da casa quando for manipular objetos cortantes e também na hora de acender o fogo.

Bolo de chocolate

Unanimidade nacional. Nada melhor que um bolo de chocolate. Quem não gosta?

Ingredientes:
3 ovos grandes
1 colher (chá) de essência de baunilha
3/4 xícara (chá) rasa de óleo vegetal de sabor suave (milho, girassol ou canola são boas opções)
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó (não é achocolatado!)
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de água fervente ou café coado, forte

Para a cobertura:
2 barras de 90 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo quebradas em pedacinhos

Modo de fazer:
Unte uma forma retangular de 20 cm X 35 cm (untar é passar uma fina camada de manteiga ou óleo em toda a superfície interna da forma). Polvilhe com farinha de trigo até que toda a área interna fique branquinha. Bata a forma na pia para retirar o excesso de farinha. Reserve.

Peça para um adulto ligar o forno e ajustá-lo à temperatura de 180ºC.

Em uma tigela grande, misture o óleo, a essência de baunilha e os ovos com um batedor de arame ou colher de pau até ficar homogêneo. Adicione o açúcar e mexa bem, até que ele se dissolva. Some então o chocolate em pó, a farinha, o sal e o fermento, misturando até a massa ficar lisinha. Por fim, adicione o líquido quente, mexendo até obter uma massa uniforme.

Despeje a massa na forma reservada e peça a um adulto para colocá-la no forno.

Aguente a ansiedade e não abra o forno até começar a sentir cheiro de bolo pronto – deve demorar uns 40 minutos. Peça para um adulto fazer o teste do palito (é só espetar o bolo com um palito de dentes ou com uma faca fininha – se sair limpo, o bolo está pronto).

Peça para o adulto remover o bolo do calor. Com muito cuidado para não se queimar, distribua sobre a superfície do bolo os pedacinhos de chocolate. Devolva ao forno por mais 5 minutos. Peça ao adulto para tirar o bolo do forno e acomodar sobre uma grade ou descanso de panela com furinhos para esfriar.

Com as costas de uma colher, espalhe uniformemente o chocolate derretido sobre a superfície do bolo.

Espere esfriar antes de cortar (tá bom, pode comer morno também).

Cachorro quente

Ah! Outra unanimidade. Conta a lenda que um americano vendia salsichas cozidas em molho nas ruas de Nova Iorque. Mas como o alimento sujava a mão dos clientes, o homem quase foi à falência. Foi salvo por seu irmão que deu a ideia de colocar a salsicha no pão. Pronto! Nasceu o hot-dog (cachorro quente em inglês). As histórias podem ser contestadas, mas o sucesso do cachorro quente, não. Siga a receita. Todos vão adorar!

Ingredientes:
4 pães para cachorro-quente
4 salsichas
1 lata de molho pronto de tomate

Acompanhamentos:
Mostarda, maionese, ketchup, batata palha, milho verde e, para quem gosta, vinagrete de cebola.

Modo de fazer:
Nesta receita, você será o supervisor, e quem fará as atividades perigosas será o adulto. Primeiro, ele cortará os pães no sentido do comprimento, sem separar as duas partes. Depois, abrirá a lata de molho de tomate e despejará seu conteúdo em uma panela média, adicionando 1/2 xícara de água e misturando bem. Então, levará a panela ao fogo médio até que o molho comece a ferver. Daí, é só adicionar as salsichas e deixar que cozinhem por 5 minutos. O próximo passo é desligar o fogo e montar os cachorros-quentes. Basta retirar as salsichas do molho, cortá-las ao meio no sentido do comprimento e acomodá-las no pão, acrescentando um pouco de molho de tomate e os acompanhamentos desejados.

 

Vitamina de banana

As bananas são ótimas fontes de potássio, um mineral muito importante para a formação e manutenção dos músculos do corpo. Além do mais, é muito gostosa! Numa vitamina gelada, então, nem se fala.

Ingredientes:
2 bananas descascadas e em rodelas, 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de aveia e ½ litro de leite gelado.
Modo de fazer:
Peça para um adulto picar as bananas. Com o liquidificador desligado, adicione todos os ingredientes da vitamina. Peça ao adulto para ligá-lo e bater bem, até que a mistura fique homogênea. Depois é só servir em copos e beber.

Hora da limpeza

Mas como tudo na vida tem o lado bom e o lado ruim! Depois de tudo pronto para ser devorado, é hora de arrumar a cozinha. Lavar todos os vasilhames que foram utilizados, guardar os ingredientes que sobraram e limpar o fogão para deixar tudo bem arrumadinho e limpinho.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos