Os 3 Poderes dentro de casa

Ilustração. Ao fundo, vê-se o céu azul com nuvens brancas. O piso é de quadrados brancos. Ao centro, uma família segura cartazes com as algumas palavras. Os filhos, dois meninos e uma menina, seguram a placa com a palavra legislativo. A mãe, com executivo. E o pai, com Judiciário. O pai veste uma calça azul e uma camiseta polo verde. Tem cabelos curtos e castanhos. A mãe está de vestido rosa, é loira e sorri. Ao seu lado, a filha menor usa um vestido verde e tem cabelos castanhos curtos com franja. O irmão que está ao seu lado, usa short azul, camiseta polo laranja e sapatos vermelhos. É um pouco maior do que a menina. O irmão maior está de short cinza, camisa polo vermelha e sapatos azuis.

No Brasil, temos 3 Poderes independentes entre si, com funções bem específicas: Judiciário, Legislativo e Executivo. Nessa historinha de rádio, você vai entender um pouco melhor o que faz cada um deles.  

Ouça o áudio

Leia o roteiro

Alice:  Casa da vovó, praia ou fazenda?

Amiga:  E eu que sei, Alice?

Alice: Hahaha! Desculpa, estava pensando alto. É que na minha casa tentamos agir com democracia.

Amiga: E isso não dá briga?

Alice: Até que dá, mas tentamos acabar com ela nos dividindo em três poderes.

Amiga: Ã?? Como assim? Que poderes são esses?

Alice: Ué. O Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

Amiga: Piorou! Agora é que eu não entendi!!!

Alice: Funciona assim: quanto precisamos resolver um assunto difícil, nos dividimos em 3. Eu e meus irmãos somos o poder legislativo. Minha mãe é o executivo e meu pai o judiciário.

Amiga: Alice, isso tá parecendo papo de jornal!

Alice: Olha, cada pode toma as decisões da sua área. Os filhos votam o destino, os passeios, os restaurantes. Minha mãe fica responsável por cumprir aquilo que foi decidido por nós. Ela é que cuida da parte do dinheiro, por exemplo. E meu pai entra em cena cada vez que rola uma briga entre nós! Ele é o nosso juiz!

Amiga: É, até parece ser uma boa ideia. Será que cola lá em casa?

Locutor: Os três poderes da República são autônomos e independentes, mas trabalham juntos e de forma coordenada e harmoniosa entre si. Eles são a base da democracia. Para saber mais acesse: plenarinho.leg.br

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

8 Comentário(s)

  • by Felipe Scorsin Lisboa postado 01/04/2020 20:36

    A historia de rádio foi legal. Eu aprendi muito com ela sobre o “legislativo, judiciário e o executivo” que cada poder manda, mas eles tem que estar em harmonia e trabalhar juntos para o bem do País.

    • by Turma do Plenarinho postado 02/04/2020 11:11

      É isso aí, Felipe! Que bom que você aprendeu coisas legais! Abraços da Turma!

  • by João postado 16/04/2020 15:18

    Quais são os poderes

    • by Turma do Plenarinho postado 16/04/2020 15:47

      Oi, João! Os três poderes são o Poder Legislativo, o Poder Judiciário e o Poder Executivo. Você ouviu o áudio sobre os três poderes? Nele, contamos uma historinha fazendo uma comparação entre como grandes decisões são tomadas no Brasil e como as decisões são tomadas no dia-a-dia de uma família. É bem legal. Um abraço da Turma.

  • by Pedro postado 21/04/2020 20:13

    Gostei muito

    • by Turma do Plenarinho postado 22/04/2020 10:13

      Oi, Pedro! Que bom que gostou. Temos vários áudios e vídeos bem legais, você já viu? Abraços da Turma.

  • by Ana Clara postado 22/04/2020 10:43

    Eu gostei muito e aprendi os três poderes!A minha professora me mandou!Muito legal=Filhos{as}:legislativos.Mãe:executivo{a} e pai:judíciario.Mandou muit bem!!

    • by Turma do Plenarinho postado 22/04/2020 11:26

      OI, Ana Clara! Ficamos muito felizes que você gostou! Temos muitos outros áudios, vídeos e jogos bem legais, você já viu? Abraços da Turma

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos