Akanni Alves escreveu seu primeiro livro com 11 anos. Inspire-se!

Ilustração. Fundo em tons de laranja com a palavra poesia escrita nos cantos direito e esquerdo de cima a baixo. Ao centro da imagem está Akanni Alves, escritor mirim de 12 anos. O garoto é negro, com cabelos cacheados, ele usa uns óculos azul de armaçao quadrada e usa uma blusa multicolorida. Ele sorri e está com os braços cruzados.

Quem não gosta de se aventurar em uma boa história? O escritor é aquele que dá asas aquilo que está na imaginação e nos permitir ter acesso a diversos sentimentos como surpresa, diversão, suspense, entre tantas outras emoções que nos levam para outro universo.

As crianças também podem ser contadoras de histórias. É o caso do escritor mirim Akanni Alves, de 12 anos. A paixão pela leitura e escrita começou de forma natural na vida do menino.

A convite de uma amiga do pai do escritor mirim, ele foi a um sarau em um Centro Cultural de São Paulo chamado Casa das Rosas, e ficou encantado com as declamações de poesias autorais e de grandes escritores. “Ao ver gente declamando poesia, tive vontade de fazer”. O garoto ainda lembra que escreveu sobre a experiência que viveu no dia do sarau.

Quando tudo começou

De acordo com o pai do escritor, Marcelo Lemos, para incentivar e estimular a leitura e escrita na vida do jovem menino, uma amiga presenteou Akanni com um livro em branco. A partir daí ele escreveu a sua primeira poesia, nomeada “poesia”.

Marcelo recorda que o menino começou a preencher o livro em branco e quando notou já havia escrito vinte poesias.  “Na cabeça dele nunca foi nada forçado, sempre foi bem espontâneo”, destaca Marcelo. Ele conta que, conforme o garoto vai escrevendo seus poemas, o pai vai recolhendo e guardando.

Para Akanni, escrever sempre foi algo que aconteceu de forma natural e sem roteiros, mas é preciso sempre uma boa inspiração. “O que me inspira é ir no sarau e ver outras pessoas declamando. Eu tenho vontade de falar no mesmo assunto, mas colocar do meu jeito. Se eu vejo uma situação que eu poderia mudar, eu escrevo sobre isso”.

Sua maior motivação para escrever são coisas simples que estão no seu dia a dia. Quando se depara com alguma situação que lhe chama atenção, ela vai parar no papel.

O futuro nas mãos das crianças

Para o escritor mirim, é importante que as crianças se interessem pela leitura e escrita para que os autores não se percam com o tempo e, também, para que elas possam dar continuidade ao trabalho dos escritores. “Daqui a algum tempo os autores adultos não vão mais estar aqui, mas as crianças podem começar a escrever e levar adiante a escrita. Elas são as próximas gerações e podem fazer muitas coisas ainda”, explica Akanni.

Mente Aberta

Akanni Alves teve seu primeiro livro “Mente Aberta” publicado no final de 2017, quando ele tinha 11 anos. O livro conta com 24 poemas escritos no decorrer de dois anos. A obra foi a primeira lançada por meio do Projeto Escritores Mirins, que tem como objetivo dar voz e incentivo para as crianças lerem e escreverem.

“Poetas não podem entrar em extinção… Poesia é revolução”. Akanni Alves


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos