Só para meninas

Sobre o fundo rosa claro, está uma mulher negra, de cabelos castanhos escuros e repicados até a altura da nuca. Com as sobrancelhas curvadas acima dos olhos castanhos e um sorriso leve. Nos lábios usa batom cor de rosa claro. Veste uma blusa azul. Com uma das mãos, segura um pacote de absorvente nas cores laranja e branco. Com a outra mão, segura caneta vermelha e circula uma data no calendário que está em cima de uma mesa verde.

A gente percebe os sinais: os peitos crescem; a menstruação chega; as espinhas surgem; a voz muda; o humor, então, nem se fala… Não é nenhuma surpresa e não acontece da noite para o dia: seu corpo vai se preparando com o passar do tempo para que você se transforme numa mulher. Mesmo sendo uma mudança esperada e certa, a ida da infância para a vida adulta, passando pela adolescência, não deixa de ser complexa, cheia de conflitos e encantos. Crescer, você sabe, não é tarefa fácil. Mas não adianta remar contra a maré.

Adolescer

Antes de ser uma mulher adulta, pronta para ter filhos, a menina passa por uma fase superespecial – a adolescência. E a parte mais visível da adolescência é a puberdade, fase que marca a transformação das meninas em mulheres e é responsável por aquelas mudanças que todo mundo enxerga. Quando a menina tem entre oito e nove anos, os seios começam a surgir. Os pelos também nascem. Os quadris ficam mais redondos, e a menina cresce bem rápido. E depois que tudo isso acontece, seu corpo está pronto para a menstruação.

E acontecem também aquelas mudanças que a gente não vê, mas sente. Na adolescência é fácil perder a noção das coisas, ficar sem rumo. Como muitas vezes a garota não entende o que está se passando com ela, ela acaba se sentindo insegura e cheia de dúvidas em relação à convivência com outras pessoas. Nessa fase, a menina sente uma necessidade danada de ser bem aceita pela turma e fica com medo da opinião dos outros.

Tudo isso porque é muito comum as garotas não gostarem da nova aparência e acharem que as espinhas no rosto, o cheiro diferente e até mesmo o corpo ainda não-formado vão durar para sempre. O que não é verdade! Essa é só uma fase da vida de uma mulher.

Hormônios, os responsáveis por tudo

Imagine se dentro de você existisse um bichinho que fosse capaz de ligar seu corpo, fazendo com que partes antes adormecidas passem a funcionar a todo vapor. É mais ou menos assim que funcionam os hormônios. Na verdade, eles não são bichinhos, são substâncias químicas especiais, mensageiros que determinam onde e como seu corpo vai se modificar.

O principal hormônio que comanda as mudanças da puberdade da mulher se chama estrogênio. Ele é produzido nos ovários e é o grande responsável pelas mudanças físicas das meninas.

Menstruação

A chegada da primeira menstruação (chamada de menarca) é provavelmente a mudança mais importante que acontece com as garotas durante a puberdade. E nada de ficar preocupada porque está saindo sangue na calcinha! A menstruação é uma passagem natural na vida de cada mulher. É um sinal de que o corpo está saudável e funcionando direitinho.

A primeira menstruação vem geralmente quando a menina tem 11 ou 12 anos. Mas, segundo a ginecologista (médica que cuida da saúde das mulheres) Silvia Kenj, não existe uma idade certa para a chegada da menstruação. É normal que ela venha até os 17.

A menstruação dura geralmente entre 3 e 7 dias, e a maioria das mulheres fica menstruada uma vez por mês.

É importante que você não fique ansiosa se uma amiga já ficou menstruada e você ainda não. Cada corpo funciona num ritmo, certo? Se você quiser uma dica de quando virá a sua menstruação, converse com sua mãe. A melhor maneira de saber quando você vai ficar menstruada é prestar atenção nos sinais da puberdade e perguntar a ela em que idade aconteceu a menarca dela. A sua, provavelmente, acontecerá numa idade parecida. Outra dica é procurar um médico se sua primeira vez não acontecer até os 15 anos. Eles poderão orientá-la e dar uma previsão melhor.

A dica da Turma do Plenarinho é que você esteja preparada para sua primeira menstruação! Se acha que a sua menarca está para acontecer, procure sempre carregar um absorvente higiênico para evitar qualquer inconveniente, combinado?

Primeiro beijo

As meninas e meninos já ouviram um monte de histórias sobre princesas encantadas e galãs apaixonantes. Mas será que você sabe como transformar um sapo em príncipe? Fácil. Basta que a menina adolesça, quer dizer, torne-se uma adolescente. Mais uma vez, a culpa da mudança na forma de enxergar o mundo e o universo masculino é dos hormônios, que enchem a cabeça das garotas de coraçõezinhos.

Aí, aquele garoto que era uma peste, que a irritava e a fazia chorar, torna-se um fofo! Apaixonada, a garota pode suar frio, sentir o coração batendo mais forte, ficar com a bochecha vermelha e quase morrer de vergonha. Tudo porque o garoto dos seus sonhos lhe deu um “oi”.

E se os meninos também se apaixonarem, é natural que aconteça o famoso primeiro beijo. Cada um sente uma coisa quando passa pela experiência. Há quem deteste e quem adore. Tem quem diga que o primeiro beijo tem até gosto de chocolate.

Fonte: Folhinha, Livro Coisas que toda garota deve saber – Samantha Rugen, Site Beinggirl


 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos