Lanche saudável

Ilustração: Fundo formado por linhas diagonais em tons de laranja. No centro da imagem, Xereta usa brincos de argolas douradas. Ela usa colar com uma pedra vermelha e vestido laranja. Com mão esquerda, ela segura uma garrafa azul e com a mão direita, segura um sanduíche. Xereta está com os olhos fechados e sorri com as bochechas aparentemente cheias.

Criança esperta come direito: não exagera nos doces, refrigerantes, frituras e salgadinhos. Veja as dicas para comer de forma saudável.

“Meninos e meninas bem alimentados serão adultos saudáveis. A escolha de lanches adequados no dia-a-dia também faz parte de uma alimentação saudável”, afirma a nutricionista Lorena Chaves. Para escolher certo na hora de fazer um lanche em casa ou na escola, aí vão algumas dicas da nutricionista Lorena:

  • Se delicie com as frutas (maçã, banana, uva, pera, melancia, goiaba, mamão, melão…). A maçã é considerada o lanche ideal. Tem poucas calorias, é bem gostosa e mata a fome. Além de ajudar a reduzir o colesterol e a prevenir a prisão de ventre. Funciona como uma escova natural, mas não limpa os dentes!
  • Prefira iogurte de frutas, sucos de fruta natural ou vitaminas aos refrigerantes.
  • Coma pão de forma, queijo, pasta de amendoim e manteiga. Os alimentos derivados do leite (queijo, manteiga, iogurte) são importantes para a alimentação porque são ricos em cálcio (fortalecem os ossos).
  • Torradas com geleia; granola com frutas ou iogurte natural; salgado assado de frango e pão-de-queijo são boas pedidas para o lanche.

Nada melhor que ser uma criança saudável, que pode comer de tudo um pouco, não é mesmo?

Que tal escutar o programa de rádio que o Plenarinho preparou sobre lanche saudável?

Roteiro

TEC: BARULHO DE DADO

MENINA1: Ah, você perdeu!!! Verdade ou consequência???

MENINA2: Ah! Que droga! Quero (pensando) consequência, fala logo!

MENINA1: (voz maquiavélica) Hummmm, deixa eu pensar uma coisa bem difícil! Ah, já sei, você vai ter que comer aquelas frutas ali em cima da mesa. Todas elas, viu? Uma banana, 3 morangos e um cacho de uvas.

MENINA2: Ué, que delícia! (comendo) Essa consequência tá mais pra prêmio do que pra castigo. Quero mais!

LOC: E você, também curte comidas saudáveis? Entre no portal do Plenarinho e veja dicas de como fazer lanches saudáveis e gostosos. Digite: plenarinho ponto leg ponto br

 

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos