10 datas comemorativas que você talvez não conheça!

Natal, Ano Novo, Carnaval, Dia da Pátria – essas datas são velhas conhecidas de todos nós. Mas você já ouviu falar no Dia do Careca, da Banana ou do Macarrão? Acredite, eles existem de verdade!

Já parou para pensar em como surgem as datas comemorativas?

A origem

Desde o período imperial até os dias de hoje, as datas comemorativas têm como objetivo ajudar na construção da memória e a valorização da identidade nacional. Algumas carregam um significado profundo e merecem até feriado. Outras servem para chamar a atenção sobre um assunto importante. Seja qual for o motivo de sua criação, toda data comemorativa oficial precisa virar lei.

A definição de uma nova data é feita com base na história, nas profissões, em conquistas e causas importantes. Elas podem ser internacionais, nacionais ou municipais. No caso das internacionais, quem aprova é a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Aqui no Brasil, até a aprovação da Lei nº 12.345/2010, as datas podiam ser criadas sem obedecer a nenhuma regra ou critério. Agora, sejam elas nacionais ou municipais, é preciso que haja um projeto de lei, acompanhado de comprovação da realização de consultas e/ou audiências públicas a uma grande parte da população.

A seguir, apresentamos algumas datas curiosas e pouco conhecidas.

Dia do Silêncio
7 de maio
Uma data para refletir sobre os males que a poluição sonora provoca em nossa saúde.

Dia do Careca
14 de março
Abaixo a peruca e o chapéu! É dia de exibir a careca com orgulho!

Dia do Solteiro
15 de agosto
Os namorados têm o seu dia: 12 de junho. Por que os solteiros não poderiam ter uma data especial também?

Dia da Pizza
10 de julho
A data começou a ser comemorada em São Paulo, em 1985, e se espalhou por todo o Brasil. Também, quem não quer ter motivo para comer pizza?

Dia do Vizinho
20 de agosto
Esta é a data de aniversário da poetisa Cora Coralina, uma vizinha tão querida que, ao ganhar uma festa em sua homenagem, preferiu que ela fosse uma celebração aos vizinhos.

Dia da Banana
22 de setembro
A fruta mais amada do Brasil também ganhou um dia especial.

Dia Nacional da Voz
16 de abril (Lei nº 11.704, de 18 de junho de 2008)
A data tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados de preservação da voz e para a prevenção de doenças na garganta ou nas cordas vocais.

Dia Nacional do Macarrão
25 de outubro (Lei nº 13.050, de 8 de dezembro de 2014)
Neste dia, empresas produtoras de macarrão fazem doações do alimento a entidades beneficentes no País. E a gente enche a boca para comemorar!

Dia Nacional do Quilo
3 de novembro (Lei nº 12.642, de 15 de maio de 2012)
O sociólogo Betinho, criador da campanha Natal Sem Fome, fazia aniversário nesse dia. Para homenageá-lo e relembrar seu trabalho, criou-se o Dia do Quilo, em que as pessoas são estimuladas a doar um quilo de alimentos aos mais necessitados.

Para saber sobre mais datas divertidas ou incomuns, confira esta publicação da Livraria da Câmara dos Deputados.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos