Plenarinho 15 Anos – Cidadania em quadrinhos

Em 15 anos, o Plenarinho lançou 19 revistinhas sobre os mais variados temas. De um jeito leve e fácil de entender, a gente falou de assuntos sérios, que afetam a vida de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Exploração e abuso sexual, trabalho infantil, bullying, aquecimento global, a importância das regras, o valor da empatia e da tolerância… é assunto que não acaba mais!

Com as nossas revistinhas, conseguimos chegar a estudantes de todo o País. Recebemos uma média de 400 pedidos por mês, vindos principalmente de conselhos tutelares, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS), educadores sociais e professores de instituições públicas e privadas de ensino. Por mês, despachamos, em média, cinco mil revistinhas para todo o Brasil!

Revistinhas ganham as salas de aula

Para mostrar como as revistinhas do Plenarinho chegam até os estudantes, pedimos à professora Patrícia Maria dos Reis, da Escola Estadual Hugo Viana Chaves, em Ribeirão das Neves (MG), para contar a sua história. Em uma visita a Brasília, ela conheceu nossos materiais, levou para sala de aula e logo despertou o interesse não só de seus alunos, mas também dos colegas de trabalho. “Estudar é muito cansativo, temos que trazer novidades”, justifica a educadora. Nesta entrevista, a pedagoga e psicopedagoga conta um pouquinho do trabalho que está desenvolvendo com as nossas revistinhas.

Plenarinho – Como a senhora conheceu os materiais pedagógicos da Turma do Plenarinho?

Professora Patrícia – Estive em Brasília em novembro de 2018, quando fui visitar o Congresso Nacional. Bem na portaria havia umas revistinhas, daí peguei uma e visitei o Congresso normalmente. Quando terminou a visita guiada, fui até o serviço de informação e me identifiquei, dizendo ser professora, morar em Belo Horizonte e trabalhar em uma escola estadual no município de Ribeirão das Neves. Perguntei como poderia fazer para conseguir material para apresentar aos meus alunos. Fui prontamente atendida. Ao me entregar o material, o funcionário me mostrou na capa da revista o site do Plenarinho e me disse sobre o projeto para Educação.

Plenarinho – Como as revistinhas têm sido usadas nas aulas?

Professora Patrícia – De uma forma muito dinâmica. Trabalho o “gênero textual – histórias em quadrinhos”, que tem uma linguagem de fácil entendimento. Os alunos vão percebendo as características da linguagem das histórias e são incentivados a prática da leitura, o desejo de ler.

Plenarinho – Como foi a receptividade dos alunos com relação aos materiais?

Professora Patrícia – Muito positiva. A criança aprende por incentivo. Estudar é muito cansativo, temos que trazer novidades. As revistas abordam os temas de uma forma lúdica e de fácil entendimento. Os nossos alunos já chegam na nossa escola com uma bagagem muito grande de rejeição nas costas. A comunidade escolar é muito carente e isto os coloca em situações de vulnerabilidade social. Tudo que pudermos fazer para eles entenderem que “podem”, é bem-vindo.

Plenarinho – Nesse trabalho, a senhora teve algum retorno inesperado, alguma surpresa ou vivenciou algum fato inusitado?

Professora Patrícia – Sim. A aceitação pelos colegas de trabalho, que acolheram a ideia e estão colocando em prática os temas abordados através de projetos musicais, teatros… E a interação dos alunos ao executarem as atividades propostas.

Plenarinho – E teria alguma sugestão de novos temas para abordarmos em futuras publicações?

Professora Patrícia –Tenho algumas sugestões de temas: diferentes tipos de família; ser honesto vale a pena; a importância de se valorizar (para trabalhar a auto-estima); colocar o aluno como principal sujeito da escola; diga não às drogas.

Sugestões anotadas, professora! Obrigado a você e a todos os educadores que têm sido nossos parceiros nesses 15 anos! E se você também tem uma história legal envolvendo as publicações do Plenarinho, conte pra gente! Deixe o seu comentário abaixo. Se preferir, envie uma mensagem para plenarinho@camara.leg.br ou faça um post nas redes sociais usando a hashtag #plenarinhonasaladeaula.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

3 Comentário(s)

  • by Grazielle postado 29/10/2019 18:49

    Nossa muito bacana mesmo e a professora Patrícia é excelente tenho certeza que aproveitará muito bem esse material. Parabéns a todos.

  • by Priscila Gonçalves postado 29/10/2019 19:36

    Sou pedagoga e moro na cidade de Pará de Minas. A professora Patrícia é minha prima e veio até mim para mostrar o trabalho que está sendo realizado em sua escola e me incentivou trabalhar com as revistas na escola que leciono. Com certeza trarei para minhas aulas os quadrinhos. Parabéns Patrícia, parabéns Plenarinho!!!!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos