É preciso cuidar do meio ambiente

Ilustração. Fundo verde claro, com folhas em um verde mais escuro. Xereta e Zé está sentados na areia, plantando um árvore pequena. Xereta segura um regador azul e Zé segura uma pá cor de laranja

O meio ambiente apresenta nítidos sinais de esgotamento! Veja as dicas para reverter essa situação.

A contaminação das águas, a transformação de algumas regiões em desertos, a destruição da camada de ozônio, o aquecimento da temperatura global, a escassez e falta de água são alguns exemplos dos reflexos da atividade humana sobre o meio ambiente. Tudo isso já está afetando o dia-a-dia das pessoas. O desaparecimento de florestas e de espécies animais e vegetais, infelizmente, já é uma realidade preocupante.

A sociedade quer consumir cada vez mais e, para atender a esses desejos, a economia brasileira ainda depende em larga escala do uso intenso do nosso patrimônio natural. Se mantido o atual modelo de exploração, as conseqüências serão desastrosas, com prejuízos irreparáveis para a diversidade biológica e para o bem-estar dos indivíduos.

Raramente paramos para pensar que certas atitudes que tomamos prejudicam o equilíbrio ambiental e a exploração dos recursos naturais. A Ecologia aconselha que a sociedade pense bem nos impactos do consumo na degradação do meio ambiente.

E o que nós, cidadãos comuns, devemos fazer para modificar essa tendência de estrago da natureza? A Turma do Plenarinho e a Câmara dos Deputados colocam o assunto em discussão e dão as dicas para que todos possam iniciar essa mudança.

Consumo sustentável

Você já ouviu falar em consumo sustentável? Não? Vamos lá: consumo sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades e as das gerações futuras. Ou seja, saber usar para nunca faltar! E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

8 Comentário(s)

  • by Lilian Vieira Chiabi postado 05/02/2019 22:16

    Boa noite!
    Sempre trabalho consumo sustentável e cuidados com o meio ambiente em sala de aula.
    Certamente o material de vocês irá enriquecer minhas aulas.
    Vocês têm sempre ótimas ideias.
    Abraços.

    • by Turma do Plenarinho postado 06/02/2019 11:57

      Quem bom saber disso, Lilian! Se puder, depois conte como foi! Abraço da Turma.

  • by Maria Fernanda Aipp e Silva postado 07/03/2020 17:43

    Boa tarde turma!
    Amei ler sobre este assunto aqui no Plenarinho, e eu gostaria de compartilhar com vocês como eu ajudo o meio ambiente.
    Bom, todos nós sabemos que o óleo prejudica muito o meio ambiente, então, minha família e eu coletamos óleo e depois nós damos para quem faz sabonetes com este material que normalmente jogamos fora.
    Bjs turma até!

    • by Turma do Plenarinho postado 09/03/2020 10:20

      Que ótima dica, Fabiana! Parabéns! Abraços da Turma!

  • by Rita de Cássia Prud’homme Gama Guedes postado 15/09/2020 20:09

    Muito bom e educativo para as crianças

    • by Turma do Plenarinho postado 15/09/2020 20:58

      Que bom que gostou, Rita! Ficamos felizes em saber! Abraços da Turma!

  • by Ádma postado 22/08/2021 19:21

    Olá meu nome é Ádma.
    Muito bom ensinar os estudantes a cuidarem do meio ambiente, pois essa será a geração que cuidará do meio ambiente, muito bom ensinar isso a eles, sem o meio ambiente nós não vivemos.

    • by Turma do Plenarinho postado 23/08/2021 13:22

      Verdade, Ádma. É como dizem – não existe planeta B, temos que cuidar desse aqui, pois é onde podemos viver! Abraços da Turma!

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos