É preciso cuidar do meio ambiente

Ilustração. Fundo verde claro, com folhas em um verde mais escuro. Xereta e Zé está sentados na areia, plantando um árvore pequena. Xereta segura um regador azul e Zé segura uma pá cor de laranja

O meio ambiente apresenta nítidos sinais de esgotamento! Veja as dicas para reverter essa situação.

A contaminação das águas, a transformação de algumas regiões em desertos, a destruição da camada de ozônio, o aquecimento da temperatura global, a escassez e falta de água são alguns exemplos dos reflexos da atividade humana sobre o meio ambiente. Tudo isso já está afetando o dia-a-dia das pessoas. O desaparecimento de florestas e de espécies animais e vegetais, infelizmente, já é uma realidade preocupante.

A sociedade quer consumir cada vez mais e, para atender a esses desejos, a economia brasileira ainda depende em larga escala do uso intenso do nosso patrimônio natural. Se mantido o atual modelo de exploração, as conseqüências serão desastrosas, com prejuízos irreparáveis para a diversidade biológica e para o bem-estar dos indivíduos.

Raramente paramos para pensar que certas atitudes que tomamos prejudicam o equilíbrio ambiental e a exploração dos recursos naturais. A Ecologia aconselha que a sociedade pense bem nos impactos do consumo na degradação do meio ambiente.

E o que nós, cidadãos comuns, devemos fazer para modificar essa tendência de estrago da natureza? A Turma do Plenarinho e a Câmara dos Deputados colocam o assunto em discussão e dão as dicas para que todos possam iniciar essa mudança.

Consumo sustentável

Você já ouviu falar em consumo sustentável? Não? Vamos lá: consumo sustentável quer dizer saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades e as das gerações futuras. Ou seja, saber usar para nunca faltar! E isso não exige um grande esforço, somente mais atenção com o que está ao nosso redor, no nosso ambiente. Basta fazermos uma pequena reflexão sobre como agimos.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

2 Comentário(s)

  • by Lilian Vieira Chiabi postado 05/02/2019 22:16

    Boa noite!
    Sempre trabalho consumo sustentável e cuidados com o meio ambiente em sala de aula.
    Certamente o material de vocês irá enriquecer minhas aulas.
    Vocês têm sempre ótimas ideias.
    Abraços.

    • by Turma do Plenarinho postado 06/02/2019 11:57

      Quem bom saber disso, Lilian! Se puder, depois conte como foi! Abraço da Turma.

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos