Samantha representa o Brasil na ONU

Fundo azul rajado de branco. Ao centro, Samanta, pelo morena, cabelos encaracolados até a altura do ombro, partido ao meio. Samanta veste camisa verde de mangas curtas. A menina está sorrindo.

A Samantha tem só 10 anos e já mostra para todo mundo a importância dos estudos e até onde eles podem levar as crianças dedicadas. Ela mora com os pais e o irmão mais novo em Ceilândia, Distrito Federal. Samantha Borges estuda em uma escola pública está cursando o 5º ano do ensino fundamental

Quando chega em casa, depois do colégio, gosta muito de estudar matemática e adora jogar futebol e xadrez. Mesmo nos dias em que tem muitas outras atividades, faz questão de estudar, nem que seja por uma hora. Toda essa dedicação fez com que ela fosse escolhida estudante destaque, com todas as notas acima de 9, o que ainda lhe rendeu quatro medalhas de ouro!

Olha que legal! Por causa do seu desempenho na escola, Samantha está em um relatório das Nações Unidas (ONU): “10 — Como nosso futuro depende de meninas nessa idade decisiva”.

A ONU reuniu depoimentos de dez meninas de 10 anos de várias partes do mundo. Meninas que vivem em países em desenvolvimento ou desenvolvidos, cidades, vilarejos ou campos de refugiados, em lares ricos ou pobres. Todas elas têm sonhos para o futuro e enfrentarão diferentes desafios para realizá-los.

“Quero estudar para ter um futuro melhor. Meu sonho é ser policial porque acho muito bonita a profissão e ajudar as pessoas”, contou Samantha.

O objetivo do documento produzido pela ONU é mostrar o quanto a vida de uma menina muda quando ela completa dez anos. Em algumas partes do mundo uma menina de 10 anos tem muitas oportunidades de estudar, praticar esportes e viajar. Em outras partes as meninas são obrigadas a trabalhar e até a se casar.

O relatório mostra que as meninas de 10 anos que têm os direitos humanos violados, não têm potencial para se tornarem adultas que possam contribuir para o desenvolvimento do país em que moram.

O Brasil tem 1,6 milhão de meninas com 10 anos de idade e a Samantha foi a escolhida para representar todas elas e inspirar meninas de várias partes do mundo. É ou não é uma história muito bacana?

(matéria originalmente publicada em 24/11/2016)

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos