Gabriellen e Diego em defesa do meio ambiente!

Casas e postes ilustram o fundo. No centro da imagem está menino e uma menina. O menino tem os cabelos castanhos encaracolados curtos e os olhos castanhos. Com a boca fechada, sorri. Usa camiseta em tom de verde claro e calças em tom de azul escuro. Com as duas mãos, segura uma caixa de leite aberta. A menina tem os cabelos castanhos encaracolados longos, abaixo dos ombros, e olhos castanhos. Sorri mostrando os dentes. Ao redor do pescoço usa colar com pingente. Com uma das mãos, segura uma tesoura, e com a outra mão, segura uma caixa de leite de cor cinza e azul claro.

Os gêmeos uniram reciclagem, economia e conforto térmico numa só ideia!

Olha a criatividade dos irmãos gêmeos Gabriellen e Diego de Vasconcelos, de 17 anos: eles estavam preocupados tanto com o calor como o destino das embalagens TetraPak. Então, lembraram-se de uma história que escutaram quando eram crianças, de um homem que não precisava usar ventilador por conta das caixas de leite no telhado. E aí tiveram a ideia de colocar essas embalagens sobre as telhas de casa, e assim diminuir o calor dentro dela. Eles também tiveram o apoio da mãe deles, que é professora de Química. “Minha mãe deu uma aula sobre telhados que eram feitos com caixa de leite, mas eram muito caros”, descreve Gabriellen.

Gabriellen e Diego são estudantes do Instituto Federal do Ceará, de Aracati, cerca de 150 quilômetros de Fortaleza. Os irmãos apresentaram o plano na feira de ciências da região, que seria utilizar caixas de leite nos telhados e, assim, refletir a luz solar, de forma a reduzir as temperaturas nos lares pelo Brasil.

Os jovens estudantes contaram com a ajuda dos professores Sabino, de Matemática, e Carina, de computação, para finalizarem o projeto. Apesar do potencial, a ideia ainda não foi colocada em prática, mas Gabriellen garante que funciona. “Não temos resultados, apenas previsões com base em pesquisa”, diz a estudante. Outro fator positivo, segundo os gêmeos, é que a utilização das caixas contribui na economia da conta de energia.

Essa é a primeira ideia de Gabriellen e Diego sobre conscientização ambiental, mas os dois gostam do assunto e querem seguir no caminho para ajudarem mais ainda o planeta. Diego diz que pretende cursar geografia, gestão ambiental ou engenharia ambiental. Gabriellen ainda não decidiu qual curso vai escolher; porém, a certeza é que continuará cuidando da natureza. Esta é ou não é uma história inspiradora?

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos