O poder dos jovens na proteção do meio ambiente

Já ouviu falar no movimento Friday for future (sexta para o futuro)? Ele nasceu na Suécia, a partir da ação de Greta Thunberg, uma jovem de 16 anos. Ela estava muito preocupada com as mudanças climáticas e pensou que precisava descobrir um jeito de protestar contra o que estava acontecendo.

Greta passou a ir todas as sextas-feiras para a porta do Parlamento sueco, na cidade de Estocolmo, para exigir que fossem tomadas medidas que evitem o aquecimento global. “Como não posso votar, essa é uma das maneiras que eu posso fazer minha voz ser ouvida”, declarou durante uma entrevista.

Se inicialmente a menina estava sozinha, hoje há um movimento mundial de jovens que se unem a ela nesta luta. No dia 15 de março – uma sexta, claro! – milhares de estudantes em 123 países foram às ruas protestar, inclusive no Brasil. O objetivo deles é multiplicar o ato de Greta.

Pensar global, agir local

O Plenarinho acredita que, além da participação nas manifestações, uma boa forma de apoiar Greta é ter consciência de que pequenas ações do dia a dia podem melhorar o meio ambiente.

É preciso, sim, estar ligado ao que acontece no mundo, mas podemos e devemos agir em nosso meio, em nossa casa e escola. O seu exemplo pode influenciar amigos, vizinhos e família, estabelecendo uma corrente do bem.

Recusar, Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar… e revolucionar!

As ações mais efetivas que podemos praticar em quase todos os lugares são reciclar e reutilizar materiais. A seguir, algumas dicas sobre como colocar em prática estes 5Rs que podem salvar o meio ambiente!

  • Repensar o que nós consumimos: cada mercadoria que compramos gasta muitos recursos naturais para ser produzida, da matéria-prima à energia consumida pela indústria. E, também, gera muitos resíduos – durante a fabricação e depois, quando a tiramos da embalagem. Pense bem: será que é preciso comprar algo novo ou dá para reaproveitar algo que já temos em casa?
  • Recusar produtos que prejudiquem o meio ambiente: sabe o canudinho que vem com o suco? O copinho descartável de água? A sacolinha plástica do mercado? Que tal levar seu copo reutilizável na mochila e usar sacolas de pano?
  • Reduzir a produção de lixo: em vez de comprar vários pacotinhos de biscoito, que tal comprar um pacote grande e guardar em um pote?
  • Reutilizar: dar utilidade a um objeto que, a princípio, foi fabricado para outro fim. É o caso do artesanato feito com garrafas pet, ou da latinha que você enfeita e usa para acomodar os seus lápis, por exemplo;
  • Reciclar, que significa transformar resíduos em novos produtos, como as roupas tecidas com um fio feito a partir de garrafas PET. Alguns desses processos de reciclagem são mais difíceis de fazer em casa, mas você pode fazer a sua parte separando o lixo corretamente – assim, ele pode ser destinado mais facilmente à reciclagem.
Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos