Baião do Projeto de Lei Ordinária

Ilustração. Centralizado sobre fundo em tons de amarelo, está o personagem chamado Projeto de Lei Ordinária. Ele é representado por três folhas brancas de papel posicionadas uma atrás da outra. Ele tem pernas e braços brancos, usa um boné verde e está com os olhos fechados e os lábios entreabertos como se explicasse algo para alguém. Do lado esquerdo da imagem, quatro imagens menores em formato quadrado. O primeiro mostra um homem careca de óculos, terno cinza e gravata azul. O segundo quadrado mostra um homem negro, calvo, cm cavanhaque que usa terno bege. O terceiro quadrado mostra um homem de terno cinza e faixa verde e amarela que vai do ombro até a cintura. O quarto quadrado mostra uma mulher de cabelos castanhos e roupa rosa. As quatro pessoas escrevem algo em uma folha de papel sobre uma mesa marrom. Do lado direito da imagem, dois quadrados. O primeiro mostra o Projeto de Lei Ordinária que fala algo para um homem loiro. O outro quadrado mostra uma folha de papel com pernas, braços e rosto. Ele anda de patins pretos com rodas vermelhas e carrega uma mala marrom em cada mão.

Ouvindo este baião, fica fácil entender o que é o Projeto de Lei e o caminho que ele segue até ser aprovado (ou rejeitado, que triste!).

 

Letra

Olha o projeto de lei (bis)
E quem foi que apresentou, meu sinhô?
Foi Deputado, Presidente ou Senadô?
ou será que foi o povo brasileiro?
Olha o projeto de lei (bis)

E onde vai esse papel, meu sinhô?
Eta bicho voadô
Na primeira Comissão ele andô
Na segunda e na terceira já passô
Ele é muito conversado
Inté sê votado e aprovado

Texto Recitado:
Oxe, menino! E num pode ser rejeitado também?
Pode, cumpade. E no mais das vez, ele ruma é pro Plenário
É lá que a prosa esquenta: uns contra, outros a favô
E no fim é no voto que o trelelê se resolve

Olha o projeto de lei (bis)
E ainda fica no Congresso, doutô?
Já chega, Menino
O Presidente passa as vistas
Assina e deixa tudo pronto, viu?
Aí tem lei nova no Brasil

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos