Câmara Mirim 2017: em defesa do meio ambiente

O Câmara Mirim 2017 recebeu propostas de projetos de lei elaborados por estudantes de várias partes do país. Analisando as propostas, percebe-se que o meio ambiente é preocupação constante. Muitas propostas trataram de questões como o uso consciente de recursos naturais, reflorestamento, combate à poluição, educação ambiental, riscos dos desmatamentos, coleta seletiva de lixo, criação de aterros sanitários ou multa para quem joga lixo na rua. Também teve projeto sobre paredes verdes em edifícios, sobre aulas ao ar livre e sobre escolas sustentáveis que produziriam sua própria energia. Depois de percorrer todas as ideias dos nossos meninos e meninas, o Plenarinho tem um certeza: eles sabem o que é preciso ser feito pelo meio ambiente precisa e dividem uma mesma preocupação: o futuro do planeta.

Abaixo,  algumas propostas que se destacaram no tema meio ambiente.

Energia limpa

A jovem Amanda Trento de Quadros entende a importância de fontes de energia limpas, como a energia solar. Mais ainda num país ensolarado o ano todo como o nosso. Por isso, Amanda propõe investimentos para o uso de energia solar. Ela destaca que universidades, escolas e prédios públicos deveriam utilizar esse tipo de energia preferencialmente.

Já Thomas Otte Corrêa defende o uso de carros elétricos. Para ele a aquisição desses carros contribui para uma consciência ecológica e reduz a emissão de poluentes na atmosfera por meio dos combustíveis fósseis.

Usar e reciclar

A reciclagem e descarte de materiais também está no centro da preocupação dessa galerinha.

Por exemplo, Isaac Inácio Einsfeld Carvalho sugere que em todas as regiões do Brasil seja instalado um sistema de captação de água da chuva para fins potáveis para uso domésticos e industriais.

A enorme quantidade de papel utilizada no Brasil, sobretudo nas escolas, preocupa Amanda Carolina Corrêa. Ela defende a construção de espaço nas escolas para descarte de papel, cartolinas, provas, trabalhos escolares, livros e cadernos velhos, entre outros. Todo esse material será encaminhado para centros de reciclagem. Boa ideia, hein?

Reutilizar e preservar

Outra preocupação relatada em alguns projetos de lei é a reutilização de alguns materiais que demoram séculos para se decompor no meio ambiente, como a borracha e o plástico.

A Giovanna Victória Antonino propõe a reutilização da borracha dos pneus na fabricação dos asfaltos das rodovias brasileiras. Ela lembra que depois de usados, esses pneus acabam sendo jogados no meio ambiente o que afeta diretamente o ecossistema.

Outro projeto incentiva a reutilização das embalagens dos produtos de limpeza. É a proposta de Vitor Rodrigues Rocha. Ele reclama que o descarte das embalagens hoje existente é feito de forma errada, o que contribui para a poluição do meio ambiente.

Consciência ecologicamente correta

O desmatamento no Brasil ganha ainda mais espaço na preocupação das crianças. Com o intuito de minimizar os estragos causados por esse crime ambiental, o Câmara Mirim 2017 recebeu uma proposta muito interessante.

Um dia de reflorestamento é o nome do projeto da Larissa Danziger de Freitas Siqueira. Ela quer que todas as escolas do país escolham um dia do ano para promover o plantio de várias mudas de plantas em algum espaço da cidade. Que ideia linda e verde, né?

Já Abmael de Oliveira Reis quer juntar tecnologia e meio ambiente. Ele propõe a criação de jogos de computador que incentivem a preservação do meio ambiente em todas as escolas.

 

O Plenarinho fica orgulhoso desta garotada tão antenada e preocupada em melhor o país e o mundo.

Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura "plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados" e não seja para fins político-partidários

Comente!

Seu endereço de email não vai ser publicado. Campos marcados com * são exigidos